Barbie revela a sua primeira boneca com aparelhos auditivos

CNN , Leah Dolan
12 mai 2022, 20:37
Barbie, a primeira boneca com aparelho auditivo (CNN)

A primeira boneca da Barbie com aparelhos auditivos estará à venda a partir de junho de 2022

Barbie, a fabricante americana de bonecas de 63 anos, vai lançar um novo conjunto de bonecas em junho, como parte dos seus esforços contínuos para a diversidade e inclusão. Desde a criação da primeira Barbie de sempre da marca com aparelhos auditivos, a um boneco Ken com a condição de pele vitiligo, a linha Fashionista de 2022 -- que será lançada na Walmart, Target e Amazon -- ajudará as crianças a "verem-se refletidas", disse a Diretora Global de Barbie Dolls da Mattel, Lisa McKnight, em comunicado de imprensa.

Acrescentou que as crianças também devem ser encorajadas a brincar com bonecas que não se assemelham a elas para as ajudar a "compreender e celebrar a importância da inclusão".

Para a Barbie com aparelhos auditivos, a empresa recorreu ao conhecimento da Dra. Jen Richardson, uma médica líder em audiologia educacional, para ajudar a reproduzir os dispositivos retroauriculares para a boneca. Richardson disse que a Barbie de rabo-de-cavalo com aparelho auditivo cor-de-rosa pode inspirar aqueles que sofreram perda de audição. "Estou deveras emocionada por os meus jovens doentes poderem ver e brincar com uma boneca que se parece com eles", disse em comunicado.

Foto: Bonecas Barbie masculinas serão agora vendidas com tipos de corpo menos musculados. Fonte: Mattel 

Também foram feitas alterações ao tipo de corpo estereotipado da Barbie. Desde peitos mais pequenos a figuras mais cheias e até a bonecos masculinos magros e menos musculados, os novos brinquedos destinam-se a ser mais representativos dos diversos tipos de corpo.

A composição da linha Barbie Fashionista de 2022. Fonte: Mattel

A gama de bonecas da Barbie foi-se tornando mais diversificada nos últimos anos. Em 2019, lançaram uma Barbie loira, de olhos azuis, numa cadeira de rodas e uma boneca morena com uma prótese na perna. Em 2020, a empresa revelou uma Barbie Negra com a condição de pele vitiligo - tornou-se uma das mais vendidas da linha Fashionista nos EUA nesse ano, de acordo com a empresa. Da mesma forma, em 2021, uma boneca Negra com um penteado afro foi um sucesso global, classificando-se como um dos cinco modelos mais populares em todo o mundo.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados