Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência analisou as notas obtidas no final do ano às diferentes disciplinas dos alunos dos cursos científico-humanísticos. Aplicações Informáticas B e Inglês foram as disciplinas que apresentaram médias mais elevadas
A média das notas internas dos alunos do ensino secundário manteve-se inalterada no ano letivo de 2023/2024, face ao ano anterior, continuando a ser melhor nas escolas privadas do que nos estabelecimentos de ensino público. A diferença é de quase dois valores, de acordo com o relatório divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).
A média das classificações internas no ensino público foi de 15 valores no ano letivo 2023/24, numa escala de zero a 20, enquanto no ensino privado a média voltou a ser de 16,9 valores, de acordo com os dados da DGEEC, que analisou as notas obtidas no final do ano às diferentes disciplinas dos alunos dos cursos científico-humanísticos (CCH).
As disciplinas anuais continuam a ser as que apresentam médias mais elevadas: 17 valores no ensino público (registando uma melhoria de 0,2 valores face ao ano passado) e 18,3 valores no privado (sem alteração face ao ano de 2022/2023). Aplicações Informáticas B (18 valores no ensino público e 18,8 no privado) e Inglês (17,2 nas escolas públicas e 18,7 nas privadas) foram as disciplinas que apresentaram médias mais elevadas.
No ensino público, as disciplinas trienais apresentam no último ano letivo uma média mais baixa (15 valores) face ao ano anterior e as bienais registam o valor mais baixo dos últimos cinco anos (14,2 valores). No ensino privado, as classificações médias nas disciplinas trienais situaram-se nos 16,7 valores e as bienais nos 16,3 valores, classificações em linha com o observado nos dois anos letivos anteriores.
Em linha com os anos anteriores, a disciplina de Educação Física volta a ser aquela onde os alunos têm melhores notas (16,9 valores no público e 18,2 no privado). No leque das disciplinas bienais, Espanhol e Inglês continuam a ser as disciplinas que, nos estabelecimentos de ensino público, registaram a média mais elevada das classificações internas finais (16 valores e 15,3, respetivamente). Já nos estabelecimentos do ensino privado destacam-se o Inglês (17,2), a Filosofia (16,5), Biologia e Geologia (15,9) e Economia A (15,9).
Em termos de classificações, em 2023/24 assistiu-se a mudanças nas disciplinas bienais, sujeitas a exame final nacional, cujo resultado voltou a contar na fórmula de cálculo da classificação final das disciplinas. Nas disciplinas trienais (incluindo as que são objeto de exame final nacional) e nas anuais (não sujeitas a exame), no quadro excecional da situação pandémica da covid-19, em vigor desde 2019/20, as classificações internas finais continuam a resultar exclusivamente da classificação atribuída pelos professores ao desempenho dos alunos no decurso do ano letivo, para as anuais, e ao longo de três anos, para as trienais.