Representante da família confirmou a morte do homem que ficará para sempre conhecido pelo papel de Norm Peterson
George Wendt, um ator e comediante que era adorado pelo seu desempenho como Norm Peterson na série de comédia de longa duração “Cheers, Aquele Bar”, morreu, anunciou a sua família.
Tinha 76 anos.
"George era um homem de família, um amigo e confidente muito amado por todos aqueles que tiveram a sorte de o conhecer. Sentiremos a sua falta para sempre. A família pediu privacidade durante este período", declarou um representante da família num comunicado à CNN.
Natural de Chicago, Wendt começou a carreira de ator quando se juntou à famosa escola de improvisação The Second City Mainstage em 1975. Recebeu seis nomeações para os Emmy ao longo de quase cinco décadas em Hollywood.
Enquanto esteve no The Second City, Wendt apareceu na revista “One More with Fooling” e passou algum tempo na companhia de digressão da trupe. Saiu em 1980 para seguir uma carreira no cinema e na televisão.
No início dos anos 80, Wendt começou a aparecer em alguns dos seus primeiros papéis em Hollywood, incluindo nas séries de televisão “Taxi”, ‘Alice’ e “Making the Grade” antes de conseguir a sua grande oportunidade como Norm em “Cheers, Aquele Bar” em 1982.
A adorada sitcom da NBC durou 11 temporadas e teve Wendt como o adorável Norm, que bebia cerveja, ao lado dos colegas de elenco Rhea Perlman, Ted Danson, Woody Harrelson, Shelley Long e Kelsey Grammer, entre outros. Wendt foi um dos três membros do elenco que apareceram em todos os episódios da série, que terminou em 1993.
Wendt recebeu seis nomeações consecutivas para os Emmy, entre 1984 e 1989, na categoria de ator secundário, pelo desempenho como Norm na série.
Em 2024, Wendt refletiu sobre o papel.
“Foi um ótimo trabalho”, confirmou durante uma entrevista na Motor City Comic Con. “Oh meu Deus, que trabalho fantástico”.
O seu companheiro de cena, John Ratzenberger, que interpretou Cliff Clavin na série, brincou dizendo que sentiam que estavam a “roubar dinheiro” porque se divertiam muito na série.
“Sentámo-nos num bar durante 11 anos a contar piadas”, disse Ratzenberger. "Imagine ver esse anúncio no jornal: 'Procuram-se pessoas para se sentarem num bar e dizerem piadas por muito dinheiro'."
Wednt acrescentou: “À procura de um tipo que queira outra cerveja”.
Isso levou-o a revelar que a “cerveja” que bebiam no programa era falsa e não muito boa, mas que ocasionalmente abriam a verdadeira depois de o público ter saído da gravação.
Wendt não se coibiu de ser o “grandalhão” da série de sucesso e falou sobre a relação com Norm durante um episódio do podcast “Still Here Hollywood with Steve Kmetko” no ano passado.
"Tinha de parecer um tipo que queria outra cerveja. Isso eu consigo fazer!", brincou. "Por isso, não tive de pôr muita mostarda em nada. Era praticamente só eu com material fornecido por alguns dos melhores argumentistas de comédia de Hollywood da época. Era a fila dos assassinos".
Uma carreira televisiva próspera
Wendt participou em filmes como “Dreamscape”, “Never Say Die” e no filme de 1992 “Forever Young”, ao lado de Mel Gibson, Jamie Lee Curtis e de um jovem Elijah Wood. Mas a televisão provou ser uma fonte de trabalho estável.
Wendt apareceu em papéis de convidado em séries, incluindo “Seinfeld”, “The Larry Sanders Show”, “St. Elsewhere” e “The Twilight Zone” e “The Little Rascals”. Também apareceu na própria série “The George Wendt Show” em 1995 e foi um regular na primeira e única temporada de “The Naked Truth” em 1997.
Entre 1991 e 2003, Wendt apareceu em vários episódios do programa “Saturday Night Live” para interpretar a personagem recorrente Bob Swerski, um fã obstinado dos desportos de Chicago, ao lado dos famosos membros do “SNL” Chris Farley, Mike Myers e Robert Smigel.
Durante as duas décadas seguintes, Wendt acumulou créditos de estrela convidada: “Sabrina the Teenage Witch”, “Portlandia”, ‘Kirstie’, “Fresh Off the Boat”, “Franklin & Bash” e muito mais.
Em 2017, Wendt regressou às suas raízes quando apareceu no filme "I Can't Believe They Wendt There: The Roast of George Wendt“ no teatro Mainstage do The Second City em Chicago, um evento organizado pelo sobrinho do ator, a estrela de ”Ted Lasso" Jason Sudeikis. O evento angariou 200 mil dólares para o Gilda's Club Chicago e para o The Second City Alumni Fund.
Wendt falou no ano passado sobre o “orgulho” que tinha de Sudeikis, que é filho da irmã de Wendt, Kathy Sudeikis, dizendo no podcast “Still Here Hollywood” que ele é “um miúdo tão bom” e “tão inteligente, tão atencioso”.
A CNN contactou um representante de Sudeikis para comentar o falecimento de Wendt.
O crédito final de Wendt, de acordo com o IMDb, foi “Love's Second Act” de 2024, um filme para TV estrelado por Jodie Sweetin.
Wendt deixa a sua mulher Bernadette Birkett e os seus três filhos, Hilary, Joe e Daniel, que pediram privacidade através de um representante.