Nobel da Paz para Ales Bialiatski e duas organizações de direitos humanos

7 out 2022, 10:08
Prémio Nobel

Ativista bielorruso foi distinguido assim como as organizações Memoria (Rússia) e Centro para as Liberdades Civis ucraniano

O bielorruso Ales Bialiatsk, a organização russa Memorial e o Centro para as Liberdades Civis ucraniano são os galardoados deste ano com o Nobel da Paz, distinguidos pelo Comité Nobel Norueguês. 

Com estes laureados, o Comité Nobel da Noruega «quer homenagear três destacados defensores dos direitos humanos, da democracia e da coexistência pacífica nos países vizinhos Bielorrússia, Rússia e Ucrânia».

«Os laureados representam a sociedade civil nos seus países de origem. Durante muitos anos, eles promoveram o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos», disse Berit Reiss-Andersen ao anunciar a distinção pelo Comité Nobel Norueguês, em Oslo.

«(...) Com os seus esforços consistentes a favor dos valores humanistas, antimilitarismo e princípios do direito, os laureados do Nobel da Paz deste ano revitalizaram e honraram a visão de paz e fraternidade entre as nações de Alfred Nobel – uma visão mais necessária no mundo de hoje», acrescentou.

LEIA MAIS NO SITE DA CNN PORTUGAL

Relacionados

Patrocinados