Nobel da Economia atribuído a Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig

10 out 2022, 10:51
Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig (Foto: Twitter The Nobel Prize)

Este era o último dos Prémios Nobel que faltava ser conhecido

O Prémio Nobel da Economia foi esta segunda-feira atribuído a três professores universitários - Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig - pelas "investigações sobre bancos e crises financeiras". 

O anúncio foi feito esta manhã pela Real Academia Sueca de Ciências numa conferência de imprensa esta manhã. 

Ben S. Bernanke é economista e investigador no The Brookings Institution, localizado em Washington, e foi presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) entre 2006 e 2014. Douglas W. Diamond é professor na Universidade de Chicago e Philip H. Dybvig dá aulas na Universidade de Washington em St. Louis.

"As suas descobertas melhoraram a forma como a sociedade lida com as crises financeiras", explicou a Real Academia em comunicado. "Melhoraram significativamente o nosso entendimento sobre o papel dos bancos na economia, principalmente durante as crises financeiras. Uma das importantes descobertas destas pesquisas foi o porquê de ser vital evitar o colapso de bancos", acrescenta a mesma nota.

Este era o último dos Prémios Nobel que faltava ser conhecido. Na semana passada foram anunciados os vencedores nas categorias de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz. Todos os prémios vão ser entregues no dia 10 de dezembro.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados