Chefes que são "mulherengos" e colegas que lhes pediam para se "vestir de maneira mais sexy". Funcionárias revelam cultura de assédio e sexismo na Nike

21 dez 2022, 09:08
Nike (AP)

Várias funcionárias relatam comportamentos abusivos por parte de colegas e executivos da empresa

A Nike está envolvida num turbilhão após ter sido divulgado o conteúdo de vários inquéritos feitos a funcionárias, nos quais as trabalhadoras da empresa se queixam de uma cultura de abuso de poder e sexismo promovida por alguns executivos.

Os inquéritos estão incluídos num processo judicial, com mais de 5 mil páginas, que pretende expor a discriminação de género e assédio na empresa. Num dos documentos, obtido pelo Business Insider, uma das funcionárias revela que colegas masculinos lhe pediram para se “vestir de maneira mais sexy”, enquanto outra apelidou alguns executivos de “mulherengos bem conhecidos, com empregados de nível inferior sobre os quais exercem influência e poder".

Num outro relato, uma funcionária alega ter visto um executivo a receber sexo oral de uma subalterna no ginásio da empresa. Outra trabalhadora afirma que os seus pares, quando “bêbados”, convidavam as colegas para “jantares de trabalho”.

Estes inquéritos, escreve o The Guardian, foram promovidos por Mark Parker, atual presidente executivo da Nike, em março de 2018, mas só foram divulgados após uma ação legal movida pelos jornais Business Insider, Oregonian e Portland Business Journal.

A Nike recusou comentar o processo em curso, mas, de acordo com a publicação britânica, havia já referido que esta cultura estava circunscrita a um “pequeno grupo de executivos de topo”, que se “protegiam uns aos outros e ignoravam os abusos”.

Após as respostas aos inquéritos, Parker terá anunciado uma renovação na gestão, e emitiu um pedido de desculpas. "Ao longo das últimas semanas, tomámos consciência de factos que ocorrem dentro da nossa organização e que não refletem os nossos valores fundamentais de inclusividade, respeito e empoderamento", disse o líder.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados