Tesla investigada por permitir jogos no painel de controlo dos carros

23 dez 2021, 09:17
Tesla

Num relatório, organismo norte-americano afirma que esta funcionalidade “pode distrair o condutor e aumentar o risco de acidentes”

Os Estados Unidos abriram uma investigação a 580 mil modelos da Tesla por disporem de uma funcionalidade que permite que os condutores se entretenham com jogos no painel de controlo dos veículos.

A investigação será levada a cabo pela Administração Nacional para a Segurança do Tráfego nas Estradas (NHTSA), que avaliará a função denominada “Passenger Play” nos modelos 3, S, X e Y produzidos desde 2017.

Num relatório, o organismo afirma que esta funcionalidade, anteriormente apenas possível no caso de o veículo estar parado, “pode distrair o condutor e aumentar o risco de acidentes”.

O jornal The New York Times noticia que a Tesla fez recentemente uma atualização que introduziu três novos jogos, incluindo um em que o jogador pilota um caça, e diz que o sistema pede confirmação de que o condutor não é quem está a jogar. Contudo, estes conseguirão contornar esse requerimento apenas pressionando um botão.

A Tesla ainda não comentou a abertura desta investigação. As ações da empresa dispararam esta quarta-feira mais de 7%, após a garantia dada por Elon Musk de que não venderia muitas mais ações na fabricante de automóveis elétricos.

O CEO da marca está a reduzir a sua posição na empresa, operação levada a cabo para garantir liquidez suficiente para cobrir o pagamento de quase nove mil milhões de dólares em impostos, relacionados com opções de aquisição de ações que exercerá em breve.

No passado domingo, Musk anunciou esse pagamento, assegurando que gere o seu dinheiro com total transparência, após acusações de que não pagará a sua parte devida. “Não tenho contas offshore, nem escondo o meu dinheiro”, garantiu.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados