Nove pessoas morrem em três dias em mais de 100 avalanches na Áustria

CNN Portugal , MJC
7 fev 2022, 09:00
Aviso para o perigo de avalanches na Áustria (AP)

Autoridades pedem aos esquiadores para terem cuidado porque as condições meteorológicas são propícias a este tipo de ocorrências

Nove pessoas morreram em três dias devido a mais de 100 avalanches que atingiram a Áustria.

A maioria das avalanches atingiu a região oeste do Tirol, que só na sexta-feira registou cinco mortes, confirmaram os serviços de resgate. “Nos últimos três dias, cerca de cem incidentes do tipo avalanche exigiram 70 intervenções”, disseram autoridades regionais do Tirol no domingo, qualificando a situação de “sem precedentes” e alertando para o facto de mais incidentes continuarem a acontecer.

As avalanches acontecem geralmente quando, após fortes quedas de neve, a temperatura sobe um pouco e um bloco de neve solta e pouco densa se separa do resto da camada gelada de uma montanha e desliza encosta abaixo. Todos os anos, ocorrem mais de um milhão de avalanches no mundo, a maioria em encostas íngremes e desabitadas, onde a neve se acumula.  

Um incidente custou a vida de um grupo de esquiadores suecos que tinham saído da pista com um guia de montanha na zona de Ischgl, perto da fronteira com a Suíça. O guia e quatro pessoas do grupo acabaram por morrer, havendo apenas um sobrevivente, que conseguiu pedir ajuda e foi retirado de helicóptero.

As avalanches causam cerca de 20 vítimas mortais por ano na Áustria, com exceção dos últimos dois anos, pois a pandemia reduziu bastante o número de esquiadores.

Também na vizinha Suíça, uma avalanche em Reckingen, na região sudeste de Wallis, matou um homem de 68 anos no sábado, enquanto uma segunda pessoa ficou ferida, disse a polícia.

De acordo com um relatório provisório do serviço meteorológico MeteoSwiss publicado na sexta-feira, neste inverno já houve 45 avalanches que provocaram mortos ou feridos. Este organismo pediu às pessoas para serem “cuidadosas, cuidadosas, cuidadosas”.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados