Eram os pensamentos calorosos típicos de um romance jovem - e não as possibilidades frias e duras de uma viagem de carro pelo Centro-Oeste americano em pleno inverno - que estavam na mente de Dawn O'Hair quando deixou Chicago para ir a Indianápolis para ver o seu namorado, a cerca de 300 quilómetros de distância.
Mas esta sua visita de fim de semana, no inverno de 1997-98, não correu bem. Depois de uma discussão com o seu namorado, O'Hair voltou para o seu carro bem cedo numa segunda-feira de manhã para regressar a Chicago e ao seu trabalho. Só que deveria ter ficado parada. A jovem de 23 anos estava a conduzir pela Interstate 65, uma estrada interestadual, em direção a um nevão.
“Acabei por ficar em condições de baixa visibilidade devido à neve. Tive problemas para manter o controlo no meu Chevrolet Cavalier 1995”, conta. “O vento estava louco. A neve estava a soprar para os lados. Era muito difícil de ver. Era horrível”.
“Fiquei nervosa e decidi encostar [mas] o meu carro ficou preso”, relata O'Hair. “Não sabia o que fazer. Saí e tentei descobrir uma maneira de obter tração, mas sem sorte”.
E lá estava ela - numa verdadeira confusão. Dawn O'Hair não tinha verificado as previsões meteorológicas. E não tinha nada particularmente quente para vestir. Nenhum cobertor. Nenhum kit de inverno. Apenas o seu Chevy - como carinhosamente tratava o carro - e tempo para refletir sobre como as coisas deram para o torto tão rápido.
A história de O'Hair é muito comum, de pessoas apanhadas de surpresa por um nevão ou algum outro ataque de clima invernal.
Os nevões podem ocorrer numa faixa surpreendentemente ampla do calendário - o caso mais recente nos Estados Unidos foi o de um nevão em pleno outubro de 2021, em Utah.
O que é um nevão e porque é que é tão perigoso?
Primeiro, nem toda tempestade de inverno é tecnicamente um nevão
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, ou National Weather Service (NWS), diz que um nevão deve ter grandes quantidades de neve a cair na superfície, ventos superiores a 35 mph (o equivalente a 56 quilómetros por hora) e uma visibilidade de menos de 400 metros durante, pelo menos, três horas. Há ainda o chamado nevão terrestre, que não tem neve propriamente a cair, mas sim, ventos que sopram à volta da neve que caiu antes do chamado nevão começar.
Qualquer sistema climático com temperaturas abaixo de zero, juntamente com neve e gelo, pode ser um risco à segurança. Os nevões, no entanto, são um dos tipos mais perigosos de tempestades de inverno e podem levar não apenas “a condições perigosas de condução em condições de baixa visibilidade e estradas cobertas de neve, mas também podem levar à desorientação de qualquer pessoa que esteja a caminhar ou a conduzir, fazendo com que não saiba onde está ou para onde está a ir”, começa por explicar numa entrevista por e-mail à CNN Travel Michael Muccilli, meteorologista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla inglesa de National Oceanic and Atmospheric Administration) do National Weather Service (NWS).
“Muitas vezes, os ventos fortes e as baixas temperaturas associados aos nevões podem produzir ventos frios perigosos, que podem levar à hipotermia e ao congelamento [o chamado frostbite], especialmente se ficar preso do lado de fora por longos períodos de tempo”, continua o especialista em meteorologia.
A sua primeira linha de defesa
A consciencialização e a prevenção são as melhores armas contra nevões e outras tempestades causadas por climas adversos no inverno.
Se for fazer uma viagem de carro, “comece por verificar as condições climáticas cerca de uma semana antes da viagem e certifique-se de verificar novamente todos os dias, à medida que as previsões do tempo se tornam mais precisas”, aconselha Michael Muccilli.
“Tenha planos alternativos para a sua viagem e, se as condições climáticas estiverem cada vez mais desfavoráveis, use esses planos alternativos ou adie a viagem”, continua o meteorologista, dizendo que se deve verificar as condições ao longo de toda a rota, não apenas nos pontos de partida e chegada, especialmente se estiver a cruzar zonas altas ou montanhosas.
Se fizer caminhadas ou quiser acampar, verificar as previsões é igualmente essencial, adianta Beth Pratt, diretora-executiva regional da National Wildlife Federation, uma organização sem fins lucrativos de educação e defesa da conservação.
Não salte uma verificação de previsão só porque é outono, primavera ou mesmo verão em alguns lugares. Essas previsões de tempo podem dar-lhe uma falsa sensação de segurança porque a sua precisão pode não estar tão aprimorada como tende a estar no auge do inverno, continua Pratt, responsável pela monitorização da Califórnia.
Beth Pratt mora nas proximidades do Parque Nacional de Yosemite, na Sierra Nevada, onde se pode começar uma caminhada num dia de fim de outono, quando ainda está quente, mas de repente se depara com uma perigosa rajada de vento de inverno.
A National Oceanic and Atmospheric Administration tem nove ferramentas de previsão de inverno que qualquer pessoa pode consultar online para ver o que pode acontecer.
Onde ocorrem os nevões?
Um pouco de conhecimento geográfico e climático também ajuda. Sobretudo se estiver a planear umas férias. Nos Estados Unidos, os nevões são mais comuns no alto Centro-Oeste e Grandes Planícies, “mas podem ocorrer na maioria das áreas do país, exceto na Costa do Golfo e na costa da Califórnia”, explica Muccilli. Em outros lugares do mundo, são mais frequentes na Rússia, Ásia central e nordeste (incluindo a China), norte da Europa, Canadá e Antártida. Em Portugal, não são frequentes, mas são as zonas Norte e Centro do interior as mais suscetíveis.
Assim como é importante saber que os nevões não são um evento exclusivo do inverno em algumas partes do mundo, também importa saber que podem acontecer em lugares que normalmente se associam a climas mais quentes.
O Irão foi atingido por um nevão em 1972 que matou milhares de pessoas. Pelo menos quatro pessoas morreram na Espanha no início de 2021 num nevão raro. E partes do interior do Alabama, Geórgia e Carolinas, nos Estados Unidos, foram atingidas por condições de nevão naquela que é descrita como a tempestade do século, em 1993.
Vista-se para o sucesso
Ter a roupa certa é crucial se for para um lugar onde podem ocorrer nevões e outras tempestades de frio. A Cruz Vermelha Americana diz para “usar roupas em camadas, luvas ou mitenes [luvas cuja divisão para os dedos é uma só] e um chapéu. As vestimentas externas devem ser bem tecidas e repelentes à água. As luvas e um chapéu evitarão a perda de calor corporal”.
E lembre-se do dilema de O'Hair. É importante levar roupas de inverno, mesmo que não esteja tão frio ou temperaturas baixas tão ameaçadoras quando se fizer à estrada ou se apenas planeia ficar no seu carro.
O uso de camadas é importante, como se lê no site do governo de Massachusetts : “Vista-se com várias camadas de roupas leves e largas em vez de uma única camada pesada”. Já o governo estadual de Minnesota aponta outro motivo para usar camadas: pode precisar tirar uma ou duas camadas para evitar superaquecimento, transpirar muito e, em seguida, ficar com o corpo frio. O site aconselha luvas ao estilo mitenes, em que os dedos estão todos na mesma divisão, promovendo um maior calor corporal, em vez de luvas tradicionais.
Se estiver na rua, a Cruz Vermelha também diz para cobrir a boca para proteger os pulmões do ar extremamente frio. Não respire fundo o ar gelado e fale o mínimo possível.
Cuidados a ter nas viagens de carro
Certifique-se de que tem um kit de segurança totalmente abastecido antes de sair. O meteorologista Michael Muccilli diz que o kit deve incluir:
Uma manta de sobrevivência ou manta isotérmica, que é nada mais do que uma manta compacta e térmica, pro norma prateada ou dourada, e que serve para ajudar a manter o calor corporal;
- Sal de estrada e uma pá;
- Um raspador;
- Cabos de ligação;
- Água potável;
- Um kit de reparação, caso seja necessária alguma intervenção no carro;
- Uma lanterna e sinalizadores de estrada;
- Um carregador de telemóvel e respetiva ligação para o carro ou uma powerbank carregada.
Importa também encher o depósito de água do carro e do limpa para-brisas e verificar também a pressão dos pneus, a correia de distribuição e o óleo antes de se fazer à estrada. Certifique-se de que o seu telemóvel está com a bateria totalmente carregada .
E se se deparar com um inverno rigoroso?
“Se o tempo ficar muito severo para continuar a conduzir, pare e, se possível, mova o seu carro para o posto de gasolina ou hotel mais próximo e espere que a tempestade passe”, aconselha Muccilli. Não conduza em estradas fechadas.
E se o carro ficar preso na neve?
Se as condições forem seguras o suficiente, pode “tentar retirar os pneus e aplicar areia, sal grosso, terra ou areia para gatos para dar mais tração ao seu veículo. Se isso não funcionar, chame assistência na estrada ou serviços de emergência”, aconselha Muccilli.
Caso contrário, Muccilli aconselha a ficar dentro do veículo, mas antes deve acender os sinalizadores da estrada ou colocar um pano colorido sob o carro para se tornar visível. Entre em contato com os serviços de emergência com o máximo de informações sobre a sua situação e localização.
O NWS aconselha a não sair do seu veículo para caminhar à procura de ajuda durante um nevão, pois pode ficar desorientado. Além disso, e estando dentro do carro, deve ligar o motor durante cerca de 10 minutos a cada hora para aquecer, mas nestes momentos deve abrir um pouco a janela para entrar ar fresco. Limpe também a neve do tubo de escape, se possível.
Excursões ao ar livre
Quer esteja a acampar, a caminhar, a esquiar em áreas remotas ou a fazer outros tipos de atividades ao ar livre semelhantes, leve consigo o equipamento de segurança correto. E Muccilli diz que tal equipamento pode incluir, mas não está limitado a:
- Calçado adequado;
- Água e comida suficientes;
- Um farol e um isqueiro;
- Um apito;
- Um kit de primeiros socorros;
- Um mapa ou outras ferramentas de navegação;
- Um transcetor para transmitir a sua localização caso fique preso numa avalanche;
- Uma sonda para localizar a sua localização exata;
- Uma pá para cavar;
- Um pacote de airbag - composto por um sistema de airbags que, quando ativado, se inflama rapidamente para ajudar a manter a pessoa à superfície da neve, dificultando que fique soterrada.
“Nunca faça trilhos ou vá esquiar sozinho e certifique-se de que alguém sabe para onde está a ir”, adverte o meteorologista.
E se estiver numa estação de esqui?
As pessoas que estão a aproveitar um dia (ou noite) num resort de esqui devem verificar a previsão do tempo local antes de ir para as pistas, aconselha Rick Shandler, diretor do programa nacional da Equipa de Segurança da Patrulha Nacional de Esqui dos Estados Unidos.
Shandler alerta ainda os esquiadores para não deixarem que o investimento num passeio caro de teleférico afete o discernimento.
“As pessoas querem aproveitar ao máximo os seus bilhetes de teleférico e podem ficar fora [de locais seguros] além do que o senso comum dita” quando os nevões, a neblina densa ou outro tipo de mau tempo se aproximam, lamenta.
Para que toda a experiência de esqui seja segura, Rick Shandler aconselha a que tenha consigo:
- Um telemóvel totalmente carregado num bolso interno, de modo a que não caia e também porque o frio pode esgotar rapidamente a sua bateria se estiver num bolso externo. Peça o número da equipa de resgate de esqui no resort antes de sair e adicione-o aos contactos do telemóvel;
- Um apito. O som do apito chega mais longe do que gritar se estiver caído no chão caso a patrulha de esqui possa precisar encontrá-lo;
- Um cobertor térmico, preferencialmente feito de Mylar. São baratos, fáceis de carregar e podem mantê-lo aquecido e mais fácil de localizar se ficar preso.
Os piores cenários de todos
Beth Pratt, diretora executiva regional da National Wildlife Federation, conta-nos que o mais perto que esteve da morte por causa de um nevão foi na época da faculdade, em 1990. Foi em junho, quando ela estava a caminhar com dois amigos no Monte Washington, em New Hampshire. Esta montanha é famosa pelo seu clima perigoso e instável, mesmo no verão.
“A tempestade chegou muito rápido. Estávamos na faculdade, éramos jovens, falidos e também não tínhamos grandes equipamentos”, confessa Pratt.
Com o vento forte e as condições típicas de um nevão, “a única coisa que nos salvou foi que encontramos os trilhos para a Mount Washington Cog Railway. Então tínhamos como umas ‘migalhas de pão’ para seguir. Se não estivéssemos perto daqueles caminhos de comboio, teríamos que nos agachar. O vento estava tão forte que tinha rasgado nossa capa para a chuva”.
E se acabar no pior cenário como aconteceu a Pratt? Ora, há “duas coisas nas quais se deve ficar: fique aquecido e fique parado”, sugere.
“Não é aconselhável sair de um nevão a caminhar. A navegação é difícil e a pessoa queima mais energia quando está com frio, então conserve-a. Encontre um abrigo. Se não houver nenhum para encontrar, construa uma caverna de neve se houver neve suficiente. Espere [a tempestade] passar”.
O National Wildlife Federation tem alguns conselhos adicionais para situações terríveis, aquelas em que é só a pessoa contra os fenómenos naturais:
- Tente encontrar um abrigo: Além disso, tente ficar seco e cobrir todo o corpo;
- Não consegue encontrar um abrigo? Veja se consegue fazer um abrigo, um quebra-vento ou uma caverna de neve para se proteger do vento. Tente fazer uma fogueira. Se houver pedras por perto, coloque-as à volta da fogueira para reter o calor. A Global Rescue diz que até galhos baixos de árvores podem fornecer alguma proteção.
- Não tem água? Deve derreter neve para beber água. O NWS e o Global Rescue alertam que comer neve não derretida diminuirá sua temperatura corporal;
- Faça algum exercício estratégico. De tempos em tempos, mova os seus braços, pernas, dedos das mãos e dos pés para manter o sangue a bombear e, assim, se manter aquecido. Mas não exagere. “A tensão do frio e do trabalho duro pode causar um ataque cardíaco. Suar pode levar a calafriso e hipotermia”, lê-se no site NWS.
Lições aprendidas e um final feliz
Felizmente para Dawn O'Hair, o que lhe faltou no que toca à preparação para o inverno foi compensado com uma boa decisão, boa sorte e boas ligações com pessoas no norte de Indiana.
O'Hair sabiamente ficou no carro em vez de sair para andar em pleno nevão a procurar ajuda.
Menos de uma hora depois, uma jovem mulher parou e ofereceu boleia para um posto de gasolina. Aquela mulher tinha um namorado que era polícia e ele levou-a para um posto em Indiana. Do posto, O'Hair conseguiu falar com um primo para lhe dar refúgio e foi para lá transportada de mota de neve, um veículo parecido com uma moto de água que é usado para circular em cima de neve e gelo.
Dawn O'Hair acabou por demorar vários dias e preenchidos com mais desventuras na estrada para fazer a viagem de volta para casa, de aproximadamente 300 quilómetros.
Então, o que Dawn O'Hair Czanik - sim, acabou por se casar com o namorado com quem teve a discussão no dia em que foi apanhada pelo nevão - aprendeu com a experiência?
“[Se fosse hoje] teria prestado mais atenção à previsão do tempo e planeado melhor! Provavelmente teria ido embora no dia anterior, mas amor jovem é um pouco idiota, não é?”.