Vídeo mostra explosão na barragem Hoover

19 jul 2022, 19:12
Barragem Hoover

Um transformador incendiou-se e provocou uma explosão na barragem Hoover, no Nevada, mas o fogo foi rapidamente extinto pela brigada de incêndio

Foi registada esta terça-feira uma aparatosa explosão na barragem de Hoover, no estado norte-americano do Nevada. Um vídeo captado por testemunhas no local e publicado entretanto no Twitter mostra o momento da explosão.

Nas imagens, é possível ver-se uma coluna de fumo preto a sair da barragem. No vídeo ouve-se também uma pessoa a sugerir que houve algum tipo de explosão.

Na mesma rede social, a Corporação de Bombeiros de Boulder City, no Nevada, confirmou, às 18:31, que estava "a caminho de uma chamada de emergência na barragem de Hoover", a maior dos Estados Unidos e fonte de uma central hidrolétrica de 2.080 megawatts, suficiente para cerca de 1,3 milhões de casas.

Cerca de 30 minutos depois, as autoridades informaram que o incêndio foi extinto ainda antes dos bombeiros terem chegado ao local. 

A agência federal responsável pelo abastecimento de água, a U.S. Bureau of Reclamation, adiantou entretanto que a explosão foi provocada por um transformador que se incendiou.

"Não há feridos entre visitantes ou funcionários. Não há risco para a rede elétrica e a energia ainda está a ser produzida, disse o comunicado.

A barragem, concluída em 1936, fica no rio Colorado, na fronteira entre o estado do Nevada e o Arizona, e gera o lago Mead, o maior reservatório dos Estados Unidos. É crucial para o abastecimento de água de 25 milhões de pessoas, incluindo nas cidades de Los Angeles, San Diego, Phoenix, Tucson e Las Vegas.

Os níveis de água no lago Mead, o reservatório criado pela barragem, estão em níveis historicamente baixos devido à seca excecional em grande parte da área circundante, que também registou calor extremo na terça-feira.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados