Dois atores de série da Netflix morrem em acidente de viação. Amigos denunciam "condições medíocres" das filmagens e exigem justiça

20 jun 2022, 10:47
Netflix

Os atores Raymundo Garduno e Juan Francisco Aguilar perderam a vida num acidente no México, que deixou feridos mais seis membros da produção. O acidente está agora a gerar uma discussão sobre a exploração na indústria cinematográfica

Um acidente de viação ocorrido durante as filmagens da série The Chosen One, um projeto da Netflix ainda sem data de estreia, resultou em dois mortos e seis feridos. 

As vítimas mortais, os atores Raymundo Garduno e Juan Francisco Aguilar, circulavam numa carrinha com mais seis membros da produção quando a viatura capotou numa região desértica do estado mexicano da Baja California Sur, na passada quinta-feira. Os restantes passageiros sofreram ferimentos, mas encontram-se estáveis. 

Na sequência do acidente, os amigos das vítimas recorreram à comunicação social para denunciar as "condições medíocres" de transporte e logística do projeto da Netflix, que já teriam sido criticadas por Juan Francisco Aguilar, também conhecido como "Paco Mufote".

"Enche-me de raiva que haja relatos de abuso e exploração a ser partilhados pelas pessoas envolvidas na produção", afirma Liliana Conlisk Gallegos, uma amiga da vítima que também trabalha na indústria cinematográfica. "Quero exigir que isto seja investigado mais aprofundadamente. Se nada de errado estava a acontecer, então não deve haver problema em providenciar a informação". 

A artista lamenta o falecimento do amigo, descrevendo-o como "um excelente ator" que "tocou os corações de todos os que o conheceram" e que se dedicava apaixonadamente à profissão, apesar de "muitas vezes sofrer dificuldades económicas". 

"Dói-me pensar que se aproveitaram dele, que foi forçado a trabalhar em condições medíocres, especialmente para uma empresa multimilionária como a Netflix", lamenta Liliana. "Ele sacrificou-se pela sua paixão pela representação". 

O argumentista Faisal Lutchmedial, que já tinha trabalhado com Juan Francisco Aguilar em produções anteriores, mostrou-se "devastado" e culpou as alegadas "más medidas de segurança" pelo acidente. 

O ator e diretor Fernando Bonilla lamentou o falecimento do amigo Raymundo Garduno e denunciou "a sobreexploração dos motoristas" em produções cinematográficas e televisivas, numa série de publicações na rede social Twitter.

O autor Rick Zazueta também recorreu às redes sociais para exprimir a sua indignação e exigir que a indústria cinematográfica se responsabilize pelo acidente. "As pessoas vêm à Baja California para explorar os recursos humanos e naturais, e não fazem nada senão inflacionar as suas carteiras, egos e portefólios", comentou, numa longa publicação no Facebook. "Não podemos deixar que a morte destes homens seja em vão". 

Um porta-voz da Netflix avançou ao The Daily Beast que as filmagens estão temporariamente interrompidas e que a empresa não comentará o acidente até a investigação estar concluída. 

De acordo com a informação disponível no serviço de streaming, a série The Chosen One (O Escolhido, numa tradução em português) é baseada numa série de banda-desenhada e conta a história de um rapaz de 12 anos que "descobre que é Jesus Cristo regressado à Terra e que está destinado a salvar a humanidade". 

Artes

Mais Artes

Patrocinados