Esta rara foca da Sibéria não é fácil de encontrar. Mas Dmitry contou com a ajuda de um cão treinado para encontrar focas e conseguiu fotografá-la

25 jun 2022, 18:00

Fotógrafo Dmitry Kokh viajou até ao lago Baikal para tentar fotografar as focas em via de extinção. Depois de uma tentativa frustada, os pinípedes apareceram

São chamados de pinípedes, nerpas ou focas-de-baical, mas são mais conhecidas por focas da Sibéria e são animais que não são fáceis de fotografar. Que o diga Dmitry Kokh, fotógrafo russo, que viajou por duas vezes até ao lago Baikal, na Sibéria, para tentar apanhar os pequenos animais numa fotografia.

À CNN Portugal, o fotógrafo revela que o principal objetivo era "encontrar e fotografar a foca-de-baical debaixo de água, no seu habitat natural" e que já o tinha tentado fazer há dois anos, em novembro, mas que não o tinha conseguido fazer.

Por isso, voltou a tentar, desta vez em abril deste ano, quando a primavera siberiana começa a derreter a neve e as focas começam a vir à superfície. E foi aí que o encontro se deu. 

Foca-de-baical [Foto: Dmitry Kokh

"As focas-de-baical são muito tímidas, mas não as mais novas! As fêmeas nerpa deram à luz em março, em tocas cobertas de neve no gelo. Os filhotes recém-nascidos estão cobertos de pêlos brancos, ainda não sabem nadar e não é possível chegar perto sem os colocar em perigo. Em poucas semanas, o pêlo fica cinza e o filhote está pronto para explorar as profundezas do lago e o mundo mágico abaixo do gelo", afirma Dmitry.

Com a ajuda de um cão treinado para encontrar focas, Pulka, o fotógrafo encontrou um buraco no gelo e conseguiu fotografar as nerpas debaixo de água, no meio do lago, no seu habitat natural.  

"Depois de alguns mergulhos e dos fortes esforços do Pulka, consegui atingir o objetivo. Enquando me aproximava lentamente do buraco de gelo por baixo, vi algum movimento ali e, então, um nariz curioso", relembra Kokh.

O encontro entre o filhote de foca e o fotógrafo russo acabaria por durar mais de 15 minutos e render a Dmitry Kokh as fotos que lhe tinham escapado em novembro de 2020.

Clima

Mais Clima

Patrocinados