Triunfo da equipa de Boston num jogo em que Doncic foi excluído por faltas
Os Boston Celtics, de Neemias Queta, venceram o terceiro jogo das finais frente aos Mavericks (106-99), o primeiro em Dallas, e estão a uma vitória do título, o 18.º da sua história.
No American Airlines Center, o encontro foi de altos e baixos para as duas equipas.
Os Mavs, obrigados a vencer, entraram melhor, mas os Celtics, sem o lesionado Kristaps Porzingis, conseguiram reequilibrar a contenda e o encontro foi para o intervalo com uma vantagem de um ponto para a formação da casa.
No terceiro período, um parcial de 35-19 permitiu que Boston fugisse no marcador e parecia que a situação estava resolvida. Mesmo os adeptos de Dallas pareciam já conformados com o que estava a acontecer.
No entanto, no derradeiro quarto, os Mavericks conseguiram um parcial notável e andaram a «cheirar» o empate. Estiveram a três pontos, mas não conseguiram passar para a frente.
Nos derradeiros minutos, Luka Doncic foi excluído por faltas.
O esloveno, apesar dos 27 pontos, seis ressaltos e seis assistências teve uma noite menos feliz, ao contrário de Kyrie Irving, o melhor de Dallas, com 35 pontos, três ressaltos e duas assistências.
Nos Celtics, que tiveram Neemias no banco, valeu a dupla do costume: Jayson Tatum somou 31 pontos, seis ressaltos e cinco assistências, ao passo que Jaylen Brown fez 30 pontos, oito ressaltos e oito assistências.