Quatro pescadores desaparecidos na Nazaré. Autoridades marítimas já deram início a buscas

Agência Lusa , BCE (notícia atualizada às 20:21)
16 dez 2022, 18:24
Polícia Marítima

Ao que a CNN Portugal apurou, já foram encontrados dois dos pescadores, com vida

Uma embarcação de pesca com quatro pessoas a bordo está a ser procurada pelas autoridades marítimas, alertadas pelo armador que o barco, que já deveria ter voltado ao Porto da Nazaré, se encontra incontactável.

O capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, disse à agência Lusa que o barco de pesca “saiu para a faina às 00:05 de hoje e ainda não voltou ao Porto, tendo o armador dado o alerta, às 16:00, por não conseguir contactar a tripulação, via telemóvel.

De acordo com o responsável pela Capitania da Nazaré, no distrito de Leiria, “ainda é prematuro dizer que a embarcação está desaparecida, porque pode encontrar-se numa zona sem cobertura de rede”, mas, admitiu que as tentativas para contactar a embarcação via rádio “também se revelaram infrutíferas”.

A embarcação, “Letícia Clara”, tem a bordo um tripulante português, dois indonésios e um marroquino, que terão saído para pescar na zona entre a Nazaré e a Figueira da Foz.

As autoridades marítimas têm em curso uma operação de busca por mar, por terra e aérea, na qual estão empenhados meios da Capitania da Nazaré, da Capitania da Figueira da Foz, da GNR e da Força Aérea Portuguesa.

Duas equipas da Polícia Marítima da Nazaré “estão a fazer buscas no areal entre a Nazaré e a Figueira Foz”, contando com a colaboração de uma equipa da Unidade de Controlo Costeiro da GNR. No mar está empenhada uma embarcação da Estação Salva-vidas da Nazaré.

Na área da Capitania da Figueira da Foz estão também empenhadas equipas de busca em terra e no mar, entre as quais a “embarcação com capacidade oceânica “Patrão Macatrão”, informou Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, “largou do Porto de Setúbal o NRP João Roby”, que se juntará às buscas e foi também acionado um avião da Força Aérea (um C295) “com capacidade para efetuar buscas já no arco noturno”.

Mestre do barco desaparecido chega a nado à praia do Pedrógão

O mestre da embarcação desaparecida conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, mas os restantes três tripulantes continuam desaparecidos, informou o comandante do Porto.

“O mestre da embarcação, de nacionalidade portuguesa, conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, cerca de 18:20, depois de várias horas no mar”, disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, o tripulante “está bastante confuso”, não tendo ainda esclarecido as circunstâncias em que o barco terá naufragado, nem terá dado informações sobre a restante tripulação, dois homens de nacionalidade indonésia e um marroquino, que continuam a ser procurados.

“A chegada deste tripulante permitiu reduzir as buscas a uma área mais restrita, mas mantêm-se empenhados todos os meios que tinham sido alocados”, afirmou o comandante do porto.

País

Mais País

Patrocinados