NASA vai destruir uma nave espacial contra um asteroide - para perceber se consegue defender o planeta

25 set 2022, 12:16
Ilustração da missão DART da NASA (Steve Gribben/Johns Hopkins APL/NASA)

Experiência da agência espacial norte-americana pretende avaliar se será possível desviar um asteroide que esteja em rota de colisão com a Terra

Uma nave espacial da NASA está prestes a colidir com um asteroide na madrugada desta segunda-feira.

A DART, acrónimo de “Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroide”, terá um encontro com o rochedo espacial depois de ter sido lançada há 10 meses. A nave vai embater na lua de um asteroide para ver como afeta o movimento deste corpo espacial.

A missão dirige-se para Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos. O sistema de asteroides não representa nenhuma ameaça para a Terra, afirmou a NASA, tornando-se um alvo perfeito para testar um impacto cinético – que pode ser necessário se, algum dia, um asteroide estiver em rota de colisão com a Terra.

O evento será a primeira demonstração em larga escala da tecnologia de desvio que pode proteger o planeta. O impacto está previsto para as 00:14 de segunda-feira.

Nesse momento, Dimorphos estará relativamente perto da Terra – num raio de 11 milhões de quilómetros. A nave irá acelerar até cerca de 24 140 quilómetros por hora quando colidir com o asteroide

"Pela primeira vez, vamos alterar de forma mensurável a órbita de um corpo celeste no universo", disse Robert Braun, chefe do Setor de Exploração Espacial do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados