NASA vai destruir uma nave espacial contra um asteroide - para perceber se consegue defender o planeta

25 set 2022, 12:16
Ilustração da missão DART da NASA (Steve Gribben/Johns Hopkins APL/NASA)

Experiência da agência espacial norte-americana pretende avaliar se será possível desviar um asteroide que esteja em rota de colisão com a Terra

Uma nave espacial da NASA está prestes a colidir com um asteroide na madrugada desta segunda-feira.

A DART, acrónimo de “Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroide”, terá um encontro com o rochedo espacial depois de ter sido lançada há 10 meses. A nave vai embater na lua de um asteroide para ver como afeta o movimento deste corpo espacial.

A missão dirige-se para Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos. O sistema de asteroides não representa nenhuma ameaça para a Terra, afirmou a NASA, tornando-se um alvo perfeito para testar um impacto cinético – que pode ser necessário se, algum dia, um asteroide estiver em rota de colisão com a Terra.

O evento será a primeira demonstração em larga escala da tecnologia de desvio que pode proteger o planeta. O impacto está previsto para as 00:14 de segunda-feira.

Nesse momento, Dimorphos estará relativamente perto da Terra – num raio de 11 milhões de quilómetros. A nave irá acelerar até cerca de 24 140 quilómetros por hora quando colidir com o asteroide

"Pela primeira vez, vamos alterar de forma mensurável a órbita de um corpo celeste no universo", disse Robert Braun, chefe do Setor de Exploração Espacial do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Mais Lidas

Patrocinados