Já foram resgatadas 53 pessoas, várias encontram-se em estado crítico e duas ainda estão desaparecidas
Está a decorrer uma operação de busca e salvamento em grande escala no Canal da Mancha depois de um barco que transportava migrantes se ter virado na manhã desta terça-feira. De acordo com as primeiras informações, avançadas pelo ministro do interior françês, Gérald Darmain, pelo menos 12 pessoas morreram, entre as quais crianças, duas estão desaparecidas e há vários feridos.
Terrible naufrage dans le Pas-de-Calais, au large de Wimereux. Le bilan provisoire s’élève à 12 personnes décédées, 2 disparus et plusieurs blessés. Tous les services de l’État sont mobilisés pour retrouver les disparus et prendre en charge les victimes. Je me rends auprès des…
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) September 3, 2024
A guarda costeira francesa e as autoridades locais confirmaram que os esforços de salvamento estão concentrados ao largo da costa de Le Portel, uma cidade situada a sul de Boulogne-sur-Mer. O incidente ocorreu por volta das 11:30, hora local, o que levou a uma resposta imediata das equipas de resgate, incluindo helicópteros da Marinha, barcos de pesca e navios militares.
O Ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, indicou que todos os serviços foram mobilizados para localizar os desaparecidos e prestar cuidados aos feridos. Darmain descreveu o incidente como um “terrível naufrágio”. E deverá visitar o local ainda esta terça-feira para supervisionar as operações em curso e reunir-se com as autoridades locais e os serviços de emergência.
Foi criado um posto médico temporário no porto de Boulogne-sur-Mer. Segundo a BBC, foram já resgatadas mais de 53 pessoas, muitas das quais se encontram em estado crítico e necessitam de cuidados médicos imediatos.
Segundo relatos, avançados pelo The Guardian, o barco, que transportava cerca de 70 pessoas, começou a meter água e acabou por se virar. O presidente da câmara de Le Portel, Olivier Barbarin, referiu que o fundo do barco "rasgou-se" contribuindo para o naufrágio, noticia a Associated Press.