Esta imagem é a fotografia de vida selvagem do ano

CNN , Hannah Ryan
20 fev 2022, 15:00

Um lago congelado no norte de Itália, um momento de ternura entre dois leões, um par improvável entre uma águia e um urso são alguns dos momentos retratados nas fotografias finalistas da competição para fotografia de vida selvagem do ano 2021 do Museu Nacional de História Natural de Londres

Uma imagem de um lago congelado e o reflexo de ramos de salgueiro acima da superfície gelada da água ganhou a escolha do público da competição Wildlife Photographer of the Year 2021.

A imagem do fotógrafo italiano Cristiano Vendramin, originalmente numa lista de 25 imagens, foi escolhida por mais de 31 800 entusiastas da vida selvagem e da natureza, de acordo com um comunicado de imprensa dos organizadores do Museu de História Natural de Londres.

A sua fotografia e a dos quatro finalistas "altamente elogiados" serão exibidas na exposição Wildlife Photographer of the Year, atualmente no Museu de História Natural de Londres.

As imagens que chegaram às fases finais tinham temas variados.

Havia uma fotografia de dois leões a abrigar-se da chuva e outra de um encontro incomum entre uma águia e um urso. Uma fotografia de um canguru e da sua cria que conseguiram sobreviver aos devastadores incêndios florestais na Austrália foi altamente elogiada, assim como a imagem de uma dança entre dois faisões dourados.

Porém, o vencedor geral foi Vendramin, que tirou a sua foto em 2019 ao visitar o Lago Santa Croce no norte da Itália. Ele reparou no nível invulgarmente alto da água e no facto de que os salgueiros estavam parcialmente submersos, o que criava um jogo de luz e reflexos na superfície do lago. De acordo com o comunicado de imprensa, Vendramin lembrou-se de um amigo que tinha perdido e que teria adorado o lago.

"Espero que a minha fotografia encoraje as pessoas a entender que a beleza da natureza pode ser encontrada em todos os lugares ao nosso redor e podemos ser agradavelmente surpreendidos pelas muitas paisagens tão perto de casa", afirmou Vendramin no comunicado à imprensa.

“Acredito que ter uma relação diária com a natureza é cada vez mais necessário para uma vida serena e saudável. A fotografia da natureza é, portanto, importante para nos lembrarmos deste vínculo."

Douglas Gurr, diretor do museu, explicou que a "imagem pungente de Vendramin simboliza o impacto positivo que a natureza pode ter no nosso bem-estar e nas nossas vidas".

Gurr acrescentou no comunicado de imprensa: “Espero que aqueles que olham para esta paisagem congelada no tempo se lembrem da importância de se conectar ao mundo natural e das medidas que todos devemos tomar para protegê-lo”.

Artes

Mais Artes

Patrocinados