Letizia, Jill Biden, Brigitte Macron. O que fazem os cônjuges dos líderes da NATO enquanto a cimeira decorre?

29 jun 2022, 12:28

A cimeira dos chefes de Estado e Governo da NATO decorre no Parque de Exposições de Madrid, no nordeste da capital espanhola, até quinta-feira

Madrid é, por estes dias, palco da Cimeira da NATO e, no Palácio Municipal de Congressos de Madrid, foram vários os líderes e chefes de Estado que viajaram acompanhados dos seus cônjuges para a capital espanhola. Mas o que fazem os acompanhantes dos líderes da NATO enquanto a cimeira decorre?

O primeiro a descer do avião acompanhado foi Joe Biden, presidente dos EUA. A seu lado, Jill Biden, primeira-dama norte-americana, que nos últimos dias tem cumprido vários eventos de agenda ao lado, não do marido, mas da rainha Letizia de Espanha.

Letizia de Espanha recebeu Jill Biden na Zarzuela, como manda o protocolo, e depois, juntas, visitaram a sede da Associação Espanhola contra o Cancro e um centro de refugiados ucranianos, assim como o projeto World Central Kitchen do chef José Andrés. Segundo o El País, a primeira-dama dos EUA teve ainda tempo para percorrer as ruas de Madrid e entrar em várias lojas para apreciar os saldos, sempre rodeada de fortes medidas de segurança. 

Jill Biden e a rainha Letizia visitam centro de refugiados ucranianos em Madrid (Oscar del Pozo/Pool Photo via AP)

Em declarações aos jornalistas, a rainha espanhola afirmou que Jill Biden é "encantadora e inteligente". 

Mas Jill não foi a única primeira-dama a viajar para Madrid. Também Brigitte Macron acompanhou o marido, o presidente francês, até à Cimeira da NATO em Espanha e, juntos, marcaram presença na gala real oferecida pelos Reis de Espanha no Palácio Real, em Madrid, na terça-feira.

Reis de Espanha com o presidente Pedro Sanchez e a mulher Begoña Gomez (EPA)

Nas imagens divulgadas do jantar percebe-se ainda que também o presidente da Letónia Egils Levits está acompanhado pela mulher Andra Levite, o presidente da Polónia Andrzej Duda levou a mulher Agata Kornhauser-Duda, e o primeiro-ministro da Grécia Kyriakos Mitsotakis fez-se acompanhar pela mulher Mareva Grabowski. Para além destes, também o convidado da Coreia do Sul, o presidente Yoon Suk-yeol, marcou presença no jantar com a mulher Kim Kun-hee e o primeiro-ministro do país anfitrião, Pedro Sanchez, estava acompanhado da mulher, Begoña Gomez.

Foi, aliás, a Begoña Gomez que coube o papel de receber, esta quarta-feira, os cônjuges dos líderes e chefes de Estado para uma visita ao Palácio Real de La Granja de San Ildefonso, em Segóvia, com a rainha Letizia, anfitriã do evento.

Rainha Letizia de Espanha, primeira-dama de Espanha, Begoña Gomez, e a primeira-dama dos EUA, Jill Biden, no Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (EPA/BALLESTEROS)

Nesse encontro à margem da cimeira da NATO, os acompanhantes dos líderes que assistem à reunião em Madrid viajaram de comboio até Segóvia e, para além da visita ao palácio real, vão poder também visitar a Real Fábrica de Cristais. Depois, segundo a imprensa espanhola, a delegação terá direito a um almoço no Museu Nacional de Arte Rainha Sofia.

Há também quem tenha viajado sozinho, como é o caso do primeiro-ministro português, António Costa, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, entre outros chefes de Governo. A cimeira dos chefes de Estado e Governo da NATO decorre no Parque de Exposições de Madrid, no nordeste da capital espanhola, até quinta-feira.

Europa

Mais Europa

Patrocinados