Pilotos da NATO divulgam imagens de aeronaves russas cada vez mais próximas do espaço aéreo da aliança atlântica

CNN Portugal , BCE
18 jun 2022, 17:02
Pilotos na cabine de um avião AWACS no aeroporto militar de Melsbroek, na Bélgica (AP/Virginia Mayo)

A proximidade e frequência dos encontros entre aeronaves da Federação Russa e da aliança atlântica tem vindo a aumentar as tensões entre as duas partes

Os pilotos militares da NATO têm sido surpreendidos com o aumento da frequência de várias aeronaves russas perto do espaço aéreo daquela aliança atlântica. Imagens captadas no interior de uma cabine de um avião da NATO mostram de perto estas aeronaves da Força Aérea da Rússia.

Algumas das imagens foram captadas por um piloto da República Checa, que gravou de perto aeronaves ao longo de vários dias. Em declarações à BBC, o piloto, que integrou uma missão para intercetar uma destas aeronaves, disse ter conseguido identificar a origem da mesma, mas recusou-se a dar mais detalhes.

O piloto disse apenas que se tratava de um avião "não militar" e que não pertencia ao exército da NATO. Questionado pela jornalista se era uma aeronave russa, o piloto escusou-se a comentar.

Mais tarde, a NATO confirmou que se tratava, de facto, de uma aeronave russa. A proximidade e frequência dos encontros entre aeronaves da Federação Russa e da aliança atlântica tem vindo a aumentar as tensões entre as duas partes. Os pilotos manifestam alguma preocupação com esta situação, receando que qualquer erro ou deslize de algum dos lados possa culminar num desfecho perigoso.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados