NASA: cancelado lançamento de foguetão lunar previsto para este sábado. Próximo lançamento só no “final de setembro”

CNN , Atualizada às 23:01
3 set 2022, 16:47
O lançamento do SLS, que tem acoplada no topo a nave Orion, marca o início do programa lunar Artemis da NASA (Foto: NASA via EPA)

Decisão de cancelar o lançamento acontece pela segunda vez em menos de uma semana. A nova tentativa irá acontecer apenas no final do mês

A NASA cancelou o lançamento do foguetão lunar que estava previsto para este sábado. Segundo um comunicado publicado no site da agência espacial, a decisão foi tomada pelo diretor de lançamento depois de a equipa ter encontrado uma fuga de hidrogénio líquido enquanto carregavam o propulsor do foguetão.

Fontes oficiais da NASA, citadas pela Reuters, adiantaram, ainda este sábado, que a fuga de hidrogénio detetada aquando da tentativa de lançamento é “demasiado complexa para ser corrigida numa questão de dias” e que, por isso, um novo lançamento será “atrasado pelo menos até ao final de setembro”.

De acordo com a agência, foram feitos "múltiplos esforços para resolver o problema na área da fuga", mas nenhuma das tentativas resolveu o problema. "Os engenheiros continuam a recolher dados adicionais", acrescenta ainda a NASA.

Esta é a segunda vez que o lançamento do novo foguetão lunar SLS da NASA foi cancelado em menos de uma semana. O lançamento poderá ser remarcado, mas as equipas da NASA terão de analisar todos os dados antes de decidirem uma nova data.

O lançamento tinha uma "janela de oportunidade" que se abria às 19:17 de Lisboa, mas horas antes foi cancelado devido à fuga de combustível.

O lançamento, quando se concretizar, marca o início do programa lunar Artemis, com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua em 2025, um ano depois do previsto, colocando no solo a primeira mulher astronauta e o primeiro astronauta negro.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados