Pelosi deixa liderança do Partido Democrata no Congresso

17 nov 2022, 17:35
Nancy Pelosi anuncia saída da liderança do Partido Democrata no Congresso (Carolyn Kaster/AP)

EM ATUALIZAÇÃO

A presidente da Câmara dos Representantes anunciou esta quinta-feira que não se vai recandidatar à liderança do Partido Democrata no Congresso, depois de ter sido confirmado que o Partido Republicano vai conseguir a maioria na câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos, na sequência das eleições intercalares.

Nancy Pelosi foi a primeira mulher a ocupar o cargo no Congresso dos Estados Unidos.

A decisão, que foi anunciada a meio de um discurso emocionado, surge após 18 anos da democrata na posição, e poucos dias depois de um ataque à sua casa, durante o qual o marido, Paul Pelosi, foi atacado.

"Agora devemos seguir mais determinados rumo ao futuro. Chegou a hora de outra geração", disse, abrindo espaço para novos congressistas ocuparem espaço de relevo.

Discursando pela última vez como líder do que diz ser "o coração da democracia Americana", Nancy Pelosi lembrou a primeira vez que visitou o Capitólio, edifício que agrega a Câmara dos Representantes e o Senado. Tinha apenas seis anos, e o dia foi marcado pelo juramento do pai como representante.

"A democracia Americana é fantástica mas é frágil. Muitos de nós testemunhámos a nossa fragilidade em primeira mão, tragicamente, nesta câmara", referiu, lembrando a invasão do edifício ocorrida a 6 de janeiro de 2021 por apoiantes de Donald Trump que contestavam os resultados das eleições que culminaram na vitória de Joe Biden. "A democracia deve ser sempre defendida de forças que a queiram ameaçar", terminou, dizendo "nós, o povo, um país, um destino".

Ainda assim, Nancy Pelosi, de 82 anos, vai continuar a representar os democratas no Congresso, como representante por São Francisco, cidade californiana por onde foi eleita, dando assim continuidade a uma posição que ocupou nos últimos 35 anos.

A agência Reuters avança que o nome que se segue na liderança democrata poderá ser Hakeem Jeffries, um congressista eleito pelo estado de Nova Iorque.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados