Estas são as primeiras moedas do reinado de Carlos III

1 out 2022, 15:00
As moedas de Carlos III

É a informação que os colecionadores esperavam: as primeiras moedas com o rosto de Carlos III vão começar a ser vendidas a colecionadores a partir da próxima segunda-feira

Menos de um mês após a morte de Isabel II, são lançadas as primeiras moedas com a efígie do rei Carlos III já são conhecidas e começam a ser vendidas a partir de segunda-feira. 

Trata-se de uma edição especial, de 5 libras. Entretanto, até ao final do ano começam também a circular as primeiras moedas de 50 pence, divulgou esta sexta-feira a casa da moeda britânica, The Royal Mint, responsável pela cunhagem de moeda no Reino Unido.

Seguindo uma já longa tradição (que se acredita que remonta ao século XVII), o rei está virado para a esquerda, o lado oposto ao da rainha, que, por sua vez, aparecia nas moedas virada para o lado direito, o lado oposto às moedas com o rosto do seu pai, George VI. 

Uma vez postas em circulação, as moedas com o rosto de Carlos III  vão conviver com as de Isabel II, em simultâneo, e, diz quem sabe, por muitos anos uma vez que ainda existem 27 mil milhões de moedas com a efígie da rainha a circular. Desde os anos 70 que não acontecia estarem em circulação moedas de dois monarcas. A convivência deverá durar cerca de duas décadas, segundo a CEO da Royal Mint, Anne Jessopp. O seu valor permanece intocado.

A imagem de Carlos III que foi escolhida mostra-o sem coroa, ao contrário do que acontecia com as moedas de Isabel II, e é do escultor Martin Jennings, a partir dos estudos de fotografias de Carlos III. Foram aprovadas pelo rei, ele próprio. 

Este é o primeiro trabalho deste género que Martin Jennings realizou e “o mais pequeno, mas também honroso, por ser visto e mantido por pessoas de todo o mundo nos próximos séculos”, disse o artista, citado pela BBC

Outra diferença em relação às anteriores moedas: a frase cunhada não terá o nome do rei em latim como era costume até agora, e como aconteceu com Isabel II. Estará “Rei Carlos III, pela graça de Deus, defensor da fé” em vez de “Carolus”. 

Mas estas moedas pretendem ser também uma homenagem ao reinado de Isabel II, com retratos da rainha para relatar a jornada da chefe de Estado - do primeiro ao último retrato. Já as moedas de 50 pence terão, no verso, uma cópia do desenho usado na coroação de Isabel II, em 1953. 

 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados