Espécie rara de tubarão aparece numa praia do Reino Unido. Caçadores de fortunas decapitaram-no antes que cientistas pudessem analisá-lo

CNN Portugal , MCP
20 mar 2023, 19:39
tubarão (foto: @thehistoryguy )

Biólogos apelam a que se devolva a cabeça para que possam estudá-la

Uma espécie rara de um tubarão foi encontrada morta, no sábado, em Lepe Beach Hampshire, no Reino Unido, por locais que passeavam à beira-mar. A descoberta, partilhada com fotos nas redes sociais, foi vista com entusiasmo por biólogos com interesse em analisar o cadáver, mas o sentimento não durou muito. Quando, mais tarde, o tubarão foi encontrado já só tinha tronco.

Acredita-se que os responsáveis pelo corte da cabeça e cauda do tubarão, assim como o furto das partes do corpo, foram obra de caçadores de fortunas. 

“Isto foi mesmo dececionante” diz o historiador Dan Snow, que no twitter partilhou a foto do tubarão dizendo que se tratava de “uma visita excecional naquelas águas”.
 

Dan Snow fez um apelo no Twitter para que quem tivesse a cabeça a trouxesse de volta temporariamente para que os cientistas pudessem examiná-la, acrescentando que, depois disso, o indivíduo poderia ficar com a cabeça.

De acordo BBC, os investigadores esperavam ver os dentes e a cabeça, já que acreditavam que o animal poderia ser um tubarão-tigre-de-dentes-pequenos, geralmente encontrado em águas mais quentes.

Na perspetiva dos biólogos, esta seria uma rara oportunidade de ter acesso ao tubarão e que ajudaria a compreender melhor os “nossos oceanos e a sua saúde e as mudanças climáticas".

A Sociedade Zoológica de Londres irá resgatar os restos do tubarão nesta terça-feira para estudá-lo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados