Ainda há três vagas por decidir
A menos de oito meses do início do Campeonato do Mundo de 2022, já quase todas as seleções estão apuradas, mas ainda há três vagas a definir.
Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Dinamarca, Equador, Inglaterra, França, Alemanha, Irão, Japão, Coreia do Sul, Países Baixos, Portugal, Polónia, Qatar (anfitrião), Arábia Saudita, Sérvia, Espanha, Suíça, Uruguai, Gana, Senegal, Tunísia, Marrocos, Camarões, México e Estados Unidos da América já têm a vida resolvida e bilhete reservado para o Qatar.
Com a situação ainda por decidir estão a Austrália e os Emirados Árabes Unidos, por exemplo. As duas seleções defrontam-se no play-off da Ásia, a 7 de junho, em Doha, e o vencedor terá depois pela frente o quinto classificado da fase sul-americana desta qualificação, ou seja, o Peru.
Em África, Gana, Senegal, Tunísia, Marrocos e Camarões já festejaram o apuramento na terça-feira.
Na América do Norte, depois do Canadá, também o México e os Estados Unidos da América garantiram a qualificação direta. A Costa Rica, quarta classificada da zona CONCACAF , vai disputar o play-off frente à Nova Zelândia, vencedora de outro play-off, o da Oceânia.
Na Europa há também uma vaga por decidir, fruto da situação da Ucrânia: os ucranianos ainda não disputaram a meia-final do play-off frente à Escócia, devido ao conflito com a Rússia. O vencedor desse encontro, que ainda não tem data, terá pela frente na final o País de Gales.
[artigo atualizado]