opinião
Editora Digital

Falhar um golo como o Lukaku

1 dez 2022, 19:15
Lukaku (imagem AP)

Todos os avançados têm dia maus. Não interessa como se chamam, ou qual o seu palmarés: se um desses dias calha de ser num Mundial, com tanta gente a ver, é muito provável que o mundo não vá esquecer-se disso

Romelu Lukaku já marcou 247 golos como jogador profissional. Entre Anderlecht, Chelsea, West Bromwich, Everton, Manchester United e Inter, são 247 vezes em que esteve no sítio certo, à hora certa, e que fez o que compete a um ponta de lança: golos.

No dia em que a geração de ouro do futebol belga encerrou, muito provavelmente, o seu ciclo, Lukaku conseguiu personificar todos os falhanços e frustrações de quem esperava por (muito) mais desta seleção.

Os golos falhados não ajudaram, claro, mas a forma como os falhou também conta para estas coisas. Foi com o pé, foi de cabeça, até com o peito. Às vezes chegou tarde, outras cedo demais, noutras talvez tivesse valido a pena nem sequer aparecer. Acertou nos adversários, no poste e em alguns adeptos na bancada. Hoje, não havia volta a dar. Em vez de 45 minutos em campo, Lukaku bem podia ter estado 45 anos: não ia marcar na mesma.

Claro que qualquer avançado pode ter um dia destes. Aliás, uma segunda parte destas. Faz parte, e não podem ser 45 minutos a resumir toda uma carreira. Muito menos uma com 247 golos marcados, ao serviço de Anderlecht, Chelsea, West Bromwich, Everton, Manchester United e Inter.

Só que isto é o Mundial, e hoje a Bélgica precisava mesmo, mesmo, mesmo de um golo para passar aos oitavos de final. Tinha dado muito, muito, muito jeito à tal geração de ouro não ficar já por aqui no Catar, porque embora Marrocos tenha merecido mais e a Croácia também tenha uma boa equipa, o talento belga queria, exigia e esperava chegar mais longe.

Os golos que Lukaku não marcou – e a forma como pareceu cada vez mais desesperado com isso – vão ficar como uma das histórias para contar deste Mundial. O ar desolado do avançado, o soco no banco de suplentes (já agora, este sim, bem certeiro), são imagens que dificilmente esqueceremos.

É uma chatice, para ele sobretudo, mas num Mundial estamos todos a ver. O dia mau da seleção belga, os péssimos 45 minutos do seu avançado e a eliminação da geração de ouro ficarão gravados na nossa memória como um conjunto. E a imagem que perdurará será a de Lukaku, a falhar um golo. Não há volta a dar.

Os jogadores deste alto nível terão, certamente, estratégias para lidar com isto (a seguir a esmurrar acrílicos), mas os adeptos levarão o seu tempo a ver um grande falhanço e não pensar imediatamente: “Olha, este falhou um golo como o Lukaku”.

(Lukaku e o seu Inter defrontarão o FC Porto em fevereiro e março, nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Hoje desejo a melhor das recuperações a Lukaku, mas, já agora, se este azar todo puder durar mais dois jogos, também não era por aí que nos íamos chatear…)

Relacionados

Opinião

Mais Opinião

Patrocinados