opinião
Editora Digital CNN Portugal

Aboubakar? O que ele faz também eu faço

28 nov 2022, 13:43
Aboubakar no Camarões-Sérvia (AP Photo/Pavel Golovkin)

O último jogo às 10:00 deste Mundial foi mais do que suficiente para nos acordar a todos. Camarões e Sérvia fizeram duas reviravoltas, seis golos e houve um jogador bem conhecido por cá em destaque

Numa entrevista recente, e nem sei bem a que propósito, perguntaram a Vincent Aboubakar o que pensa de Mohamed Salah, avançado egípcio do Liverpool e uma das ausências de peso deste Mundial. Na resposta, e salvaguardando que provavelmente não iam concordar com ele, o avançado ex-FC Porto afirmou, sem medo: “Não me impressiona. O que ele faz também eu faço, só não tive a oportunidade de jogar num grande clube.”

Bem, de facto, não concordámos. A distância entre Salah e Aboubakar parece evidente, e nem sequer falo dos clubes que representaram, porque aqui bastaria lembrar-lhe que, sim, até jogou num grande clube. E era mesmo difícil imaginar que o que Salah faz também Aboubakar faria, se tivesse as mesmas oportunidades. Mas atenção, que estamos num Mundial.

Salah e o seu Egito não se qualificaram e Aboubakar nem sequer foi primeira opção nos seus Camarões. Aos 55 minutos do jogo contra a Sérvia, esta segunda-feira de manhã, os camaroneses até estavam a perder por 3-1 quando o avançado finalmente entrou. O jogo já não estava a ser muito certo: os Camarões tinham marcado primeiro, a Sérvia deu a volta em dois minutos nos descontos da primeira parte e o terceiro golo sérvio no início da segunda metade parecia ditar o destino da partida. Parecia, mas atenção, que estamos num Mundial.

Aboubakar, o tal que só fica atrás de Salah nas oportunidades, entrou com tudo: primeiro, marcou um chapéu daqueles que poucos jogadores se podem gabar num Mundial; depois, assistiu para o terceiro golo dos Camarões, que assim mostraram que nada estava acabado. E nem sequer precisou de muitas oportunidades. Salah? Qual Salah?

Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP via Getty Images)

Vincent Aboubakar passou seis épocas mais ou menos intermitentes na Liga portuguesa. Nem sempre foi muito elogiado, nem sempre aliou os golos à qualidade técnica, que também nem sempre lhe foi reconhecida. Nem sempre pôde estar ao seu melhor nível, por causa das lesões, e depois nem todos terão reparado que, entretanto, foi o melhor marcador da CAN no ano passado. E é por isso que até num Camarões-Sérvia às 10 da manhã de uma segunda-feira temos de estar bem atentos, porque isto é o Mundial.

Claro que não é só isto acontecer que agora Aboubakar estará ao nível de Salah, até porque neste exato momento é um facto que estará bem melhor, mas será muito por histórias como estas que gostamos tanto disto.

Boa sorte para o resto do Mundial de Aboubakar e dos Camarões, estamos todos impressionados. O que ele fez hoje, quase que aposto que mais ninguém fará.

Relacionados

Opinião

Mais Opinião

Patrocinados