Figura do dia: era lenda por erro de interpretação, agora é mesmo herói

1 dez 2022, 00:07
Mat Leckie

Mat Lecki pode ser admirado na Austrália por algo que realmente fez

«Nem sabia como festejar, mas assim que os meus colegas chegaram perto de mim, acho que levei 100 chapadas na cabeça.»

Pancadas de amor e de contentamento.

Foi isso que Mat Leckie recebeu junto à linha de fundo, depois de marcar o golo que garantiu à Austrália o apuramento para os oitavos de final do Mundial 2022.

E desta vez, ele pode se mesmo considerado um herói do país que acordou para celebrar com ele o surpreendente feito dos Socceroos.

Sim, desta vez foi ele marcou mesmo o golo que deixou todos em festa.

Não foi como em 2014, quando os adeptos australianos o elevaram a lenda por ter desafiado o durão Ron Vlaar, durante o jogo frente aos Países Baixos.

A desilusão surgiu numa entrevista dada pelo agora jogador do Melbourne em 2020, quando revelou que não estava a convidar Vlaar para uma luta, mas sim a dizer que ele lhe tinha feito uma falta.

A revelação provocou um choque tão grande como quando uma criança descobre que o Pai Natal não existe.

Mas Leckie tinha um belo presente guardado para este dezembro: um jogo dos oitavos de final e um Mundial. Que ainda por cima traz Messi e companhia embrulhados num laço para os australianos se deliciarem.

Talvez as 100 chapadas na cabeça tenham valido a pena.

Este texto foi baseado no perfil de Mat Leckie que pode ler no dossiê dedicado à seleção da Austália, um dos vários conteúdos publicados no âmbito da Guardian Experts’ Network, a rede de meios de comunicação que tem o Maisfutebol como representante português, para partilha de informação relativa ao Mundial 2022.

 

Relacionados

Patrocinados