Cromo do dia: lembrou o «absolutamente nada» ao ganhar um jogo no Mundial

27 nov 2022, 10:43
Milos Degenek (Getty)

Milos Degenek fugiu da guerra quando era criança, e agora retribui aquilo que a Austrália deu à família

Inspirado pela primeira vitória festejada num Campeonato do Mundo, Milos Degenek fez questão de recordar de onde veio.

Depois do jogo com a Tunísia, o internacional australiano publicou uma mensagem nas redes sociais.

«Não é uma publicação política, nem uma publicação sobre uma guerra. É uma publicação que a vida é incrível. Do absolutamente nada até ganhar um jogo no Campeonato do Mundo. A representar o país que me deu tudo. Obrigado. Socceroos, nunca deixem de acreditar em vocês», escreveu o jogador de 28 anos.

A acompanhar esta mensagem, Degenek publicou uma montagem que junta três imagens: duas dele a chorar no banco, após o jogo com a Tunísia, e uma fotografia que recupera pessoas a fugir da Guerra na antiga Jugoslávia.

Milos nasceu em Knin (Croácia), em 1994, mas quando tinha seis anos a família mudou-se para Sidney, na Austrália.

Passou pelo centro de excelência da federação australiana quando era adolescente, mas aos 18 anos foi jogar para a Alemanha, recrutado pelo Estugarda, onde jogou pelos sub-19 e pela equipa B. Daí saiu para o Munique 1860, e entretanto passou por Japão (Yokohama Marinos), Sérvia (Estrela Vermelha), Arábia Saudita (Al Hilal) e agora Estados Unidos (Columbus Crew).

Degenek começou cedo a jogar pelas seleções jovens da Austrália, mas a dada altura, quando se mudou para a Europa, foi seduzido pela possibilidade de jogar pelos sub-19 da Sérvia. Mais tarde, contudo, o lateral - que também era elegível pela Croácia - decidiu voltar a representar a Austrália. Foi chamado à seleção olímpica, e em 2016 fez a estreia pela seleção principal.

Já tinha sido chamado para o Mundial de 2018, mas não fez qualquer jogo, e a Austrália também não venceu qualquer jogo. Suplente utilizado agora nos dois jogos que os Socceroos já fizeram no Qatar, Degenek fez questão de assinar a vitória sobre a Tunísia, e lembrar o longo caminho percorrido.

Este texto foi baseado no perfil de Milos Degenek, que pode ler no dossier dedicado à seleção da Austrália, um dos vários conteúdos publicados no âmbito da Guardian Experts’ Network, a rede de meios de comunicação que tem o Maisfutebol como representante português, para partilha de informação relativa ao Mundial 2022.

Veja aqui outros cromos do dia

 

Patrocinados