O porta-voz da polícia garantiu que "o álcool esteve definitivamente envolvido"
Roma CNN - A época dos turistas que se portam mal parece ter começado cedo em Roma, este ano, com três visitantes da Nova Zelândia a meterem-se em sarilhos muito antes de o sol de verão poder ser responsabilizado pelo seu comportamento exagerado.
O trio foi detido no domingo à noite, quando começava a entrar na famosa Fonte de Trevi, no centro de Roma, um ponto de atração frequente por problemas quando as multidões da época alta começam a reunir-se na cidade.
Quando estavam a ser escoltados para fora da área, um dos turistas, um homem de 30 anos, conseguiu libertar-se da polícia e saltou para a fonte enquanto as autoridades o perseguiam, revelou à CNN um porta-voz da Polícia da Capital de Roma.
“O álcool esteve definitivamente envolvido”, acrescentou o porta-voz.
Foi multado em 500 euros (cerca de 524 dólares) e proibido de visitar o monumento barroco para sempre.
A Fonte de Trevi, construída em 1762 como a boca de um aqueduto, foi submetida a uma limpeza de 330.000 dólares em 2024, durante a qual foi drenada para que os trabalhadores pudessem reparar o mármore lascado pelos milhões de moedas atiradas para a água todos os anos.
Dar um mergulho na fonte tem sido a aspiração de muitos turistas, inspirados pelo filme de Federico Fellini “La Dolce Vita”, de 1960, durante o qual Anita Ekberg mergulhava nas águas em vestido de noite, gritando ao seu amante, interpretado por Marcello Mastroianni, para se juntar a ela.
Todos os anos, cerca de uma dúzia de turistas são multados por mergulharem na Fonte, desde os dedos dos pés a garrafas de água, segundo a polícia romana.
Um número maior de potenciais ladrões é detido por tentar roubar alguns dos 1,5 milhões de euros em moedas que são atirados para a água todos os anos. O dinheiro, que reverte a favor da caridade, é recolhido diariamente.
Em 2024, a cidade introduziu um sistema que limita o número de visitantes em frente à fonte a 400 de cada vez. A área de acesso está aberta diariamente das 09:00 às 21:00 e a cidade está a considerar a introdução de uma pequena taxa para entrar.
O neozelandês contornou a área controlada e entrou na fonte ao saltar por cima das esculturas de mármore que revestem a bacia.