opinião
CEO da Sociedade Ponto Verde

A sustentabilidade no feminino

8 mar 2023, 09:00

Hoje no Dia Mundial da Mulher comemoramos as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres ao longo das História. São muitas e significativas e ainda há muito por fazer e conquistar.

Hoje gostaria de lembrar a influência e impacto da Mulher portuguesa no Ambiente.

As mulheres são as que demonstram um maior cuidado com as questões relacionados com a educação ambiental e a prática da reciclagem, sobretudo nos lares - são elas as principais influenciadoras da reciclagem na família e é a elas que muito dos sucessos da sustentabilidade devem ser atribuídos.

Não sou eu que o digo, mas sim todos os estudos de comportamento e práticas de reciclagem que a Sociedade Ponto Verde tem vindo a fazer há mais de 25 anos.

Os portugueses foram questionados sobre os desafios ambientais do nosso país, ficando demonstrado que são as mulheres que evidenciam um maior cuidado e são mais ativas na promoção dos bons hábitos de separação das embalagens para serem colocadas nos ecopontos. São elas que influenciam o papel de cada um no processo de reciclagem nas suas casas, são elas verdadeiras gestoras ambientais portuguesas!

Urge, assim, que organizações e estruturas preocupadas com a sustentabilidade tomem especial atenção à capacidade de sensibilização, influência e organização que as mulheres demonstram quando falamos de boas práticas ambientais. Este é um fenómeno transversal e certamente o mesmo efeito estende-se para alem do seu círculo familiar, por exemplo nas empresas, onde as mulheres podem ter um papel ativo e motivador de todos para a sustentabilidade.

Na sustentabilidade, mais do que nunca, há um espaço a reconhecer às mulheres, criando oportunidades para maior intervenção até mesmo na definição de políticas de sustentabilidade a nível global.

Porquê?

Porque na missão coletiva de luta contra o aquecimento global e as alterações climáticas, todos contam, não há desigualdade de género na construção de um Mundo Melhor.  Neste Dia Internacional da Mulher é justo e merecido destacar o seu papel e ambicionar que toda a sociedade o reconheça.

Colunistas

Mais Colunistas

Mais Lidas

Patrocinados