Piloto português caiu, espanhol volta às vitórias 1.043 dias depois. Bagnaia e Álex Márquez abandonaram após duelo em que colidiram
O piloto espanhol Marc Márquez (Gresini Racing) venceu, este domingo, o Grande Prémio de Aragão em MotoGP, a 12.ª corrida do mundial de motociclismo de velocidade.
Num fim de semana de superioridade do espanhol, que já tinha garantido a “pole” e tinha arrecadado a sua primeira vitória numa corrida sprint, o piloto português Miguel Oliveira (Trackhouse) abandonou no final da primeira volta, após uma queda.
Miguel Oliveira cai na primeira volta e abandona o Grande Prémio de Aragão 😩#sporttvportugal #MOTOGPnaSPORTTV #MotoGP #AragonGP #Nizoral pic.twitter.com/RGhmOoNUnx
— sport tv (@sporttvportugal) September 1, 2024
Miguel Oliveira, que arrancou da oitava posição, teve um belo início de corrida, subindo ao sexto lugar. Porém, o piloto luso, que foi 5.º classificado na sprint de sábado, perdeu a frente na curva 16 e abandonou a corrida ainda sem ter completado uma volta inteira.
Aparentemente, a queda não teve consequências físicas para o piloto português, que abandonou o local pelo próprio pé.
Quanto a Márquez, é o regresso às vitórias em corridas, mais de mil dias depois (1.043) do último triunfo, registado a 24 de outubro de 2021, no GP da Emilia Romagna, no circuito de Misano. É a sua primeira vitória com a Ducati, ao 12.º Grande Prémio.
O pódio ficou completo com Jorge Martín (Prima Pramac) e Pedro Acosta (GASGAS Tech 3).
1043 days.
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 1, 2024
Nobody has been able to live with @marcmarquez93 this weekend
The wait is about to be over 🛑#AragonGP 🏁 pic.twitter.com/t6giH54jNW
A corrida começou animada, com Márquez a manter a liderança, Miguel Oliveira a subir duas posições e Bagnaia a protagonizar um péssimo arranque na luta pelos primeiros lugares, descendo de terceiro a sétimo.
Com Márquez a liderar e a ter o controlo da corrida desde início, os restantes lugares mais altos, dentro do top-5, foram sendo disputados por Jorge Martín, Álex Márquez (Gresini Racing), Pedro Acosta, Franco Morbidelli (Prima Pramac) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo).
Já depois dos abandonos de Fabio Quartararo (Yamaha), devido a queda, bem como de Maverick Viñalez (Aprilia Racing), o grande duelo que terminou mal para os envolvidos aconteceu já dentro das cinco voltas finais, com Bagnaia e Álex Márquez a colidirem, depois de uma tentativa de ultrapassagem do italiano ao espanhol. O abandono de ambos acabou por beneficiar Martín e Acosta na disputa pelos lugares do pódio, com ambos a terminarem nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Queda de Pecco Bagnaia e Álex Márquez 🥶#sporttvportugal #MOTOGPnaSPORTTV #MotoGP #AragonGP #Nizoral pic.twitter.com/9QeoGDC3tj
— sport tv (@sporttvportugal) September 1, 2024
Contas feitas, Martín, que partiu para a corrida com 279 pontos, na liderança do campeonato, alarga ainda mais a diferença para Francesco Bagnaia. Martín tem agora 299 pontos, para 276 de Bagnaia, que com o abandono não pontuou. Marc Márquez somou 25 pontos com o triunfo deste domingo e é 3.º na classificação do mundial, agora com 229 pontos, mais um do que Enea Bastianini. Miguel Oliveira é 13.º, com 60 pontos.