Fórmula 1: Frank, lendário patrão da Williams, faleceu aos 79 anos

28 nov 2021, 14:45
Sir Frank Williams (AP Photo/Kerstin Joensson)

Antigo piloto e dirigente esteve cinquenta anos à frente da marca e conquistou sete títulos individuais e outros nove de construtores

Frank Williams, o lendário «patrão» da Williams, faleceu este domingo, aos 79 anos, dois anos depois de ter cumprido meio século à frente da equipa de Fórmula 1, em 2019, somando um total de sete vitórias em Campeonatos do Mundo e nove a nível de construtores.

Foi o dirigente que esteva mais tempo à frente de uma equipa de Fórmula 1, embora nos últimos anos, desde 2013, tenha contado com o apoio da filha, Claire Williams, até a empresa ter sido vendida, no início do presente ano, a um fundo de investimento controlado pela Dorilton Capital.

Sir Frank Williams, que tinha uma lesão na coluna, que resultou de um acidente de carro em 1986, que o impedia de andar, reduziu de forma considerável a sua colaboração com a Williams desde 2012, ano em que deixou a direção do grupo. A filha Claire passou a gerir os assuntos correntes da equipa, embora o pai mantivesse o título de principal responsável pela marca.

Em 2016 esteve internado devido a uma pneumonia e, desde então, deixou de viajar para acompanhar os Grandes Prémios.

A Williams publicou este domingo uma sentida mensagem de despedida dirigida a Frank Williams.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Patrocinados