Chegou a época dos morangos. Dicas para apreciar a iguaria mais doce da primavera

CNN , Casey Barber
14 mai 2022, 16:00
Os morangos existem em centenas de variedades que variam em cor, tamanho, doçura e estação de cultivo.

Há alguma época mais doce do ano do que a época dos morangos? Assim que as árvores começam a explodir em botões cor-de-rosa, os primeiros morangos não demoram muito a chegar ao mercado. Maio é oficialmente o Mês Nacional do Morango, embora os morangos surjam em maior quantidade durante o mês de junho em muitas regiões dos Estados Unidos.

Se acha que todos os morangos são iguais, pode ficar surpreendido ao saber que há centenas de variedades que variam em cor, tamanho, doçura e estação de cultivo. Os produtores escolhem a sua variedade preferida "quer pela qualidade do fruto, quer pela quantidade de frutos", disse Tannwen Mount, coproprietária da Terhune Orchards em Princeton, Nova Jérsia. "Os grossistas querem aqueles que crescem em quantidade" e que aguentam melhor o período de distribuição do que algumas das variedades mais frágeis.

Enquanto algumas das variedades mais exóticas estão a tornar-se mais populares junto dos produtores nacionais, como o morango branco-pálido, as quintas locais plantarão frequentemente algumas variedades diferentes que melhor se adequam à sua região.

"Ter um fruto local, e não um fruto que tenha sido colhido antes de estar maduro, faz a diferença", disse Mount.

Agora é a hora de passar pelo seu mercado local ou uma quinta perto de si e provar alguns.

Para encontrar os morangos mais maduros e doces, aplicam-se as mesmas dicas para quem colhe morangos frescos ou para quem avalia caixas de morangos no mercado. "Procure um fruto totalmente vermelho a toda a volta", aconselhou Mount. "Se tem uma ponta branca ou verde, não está pronto."

Como em todos os frescos, examine os frutos o melhor que puder e procure pontos moles ou pisados. São sinais de um fruto que já passou do seu auge e, como tal, indicado para ser transformado em compota, e não consumido fresco.

A compota é apenas uma das formas de aproveitar ao máximo a época alta dos morangos. Embora seja difícil encontrar algo melhor do que um morango perfeitamente maduro comido fresco, às vezes apetece misturar um pouco as coisas. Aqui estão algumas ideias para melhorar o seu consumo de morangos.

Shortcake de morango

Quando se trata de deixar brilhar o sabor dos morangos perfeitamente maduros, "adoro shortcake de morango", disse Mount. Com três componentes principais - morangos, chantilly e biscoitos secos – é fácil de montar.

Morangos, chantilly e biscoitos secos tornam o shortcake de morango fácil de montar.

"Na nossa loja da quinta, fazemos biscoitos frescos e damo-nos ao trabalho de fazer chantilly fresco", disse, e o mesmo pode ser feito em casa. Se tem uma receita de biscoitos preferida, já é meio caminho andado. Ou experimente esta receita feita com biscoitos caseiros.

Para criadores de sobremesas mais ambiciosos, ou aqueles que têm um ponto fraco nostálgico pelos gelados de shortcake de morango da carrinha de gelados do bairro, também pode fazer sundaes de morango shortcake inspirados na velha guloseima.

Compota de morango

A compota é uma forma comprovada pelo tempo de preservar morangos para os apreciar durante todo o ano, e um frasco caseiro é muito mais fresco do que qualquer um das prateleiras do supermercado. Como bónus, com os seus próprios pequenos lotes de compota, pode ir experimentando adicionar outros sabores.

Um frasco caseiro de compota de morango é muito mais fresco do que um de uma prateleira de supermercado.

Como os morangos são pobres em pectina, dependem de outros ingredientes para ajudar a compota a engrossar e solidificar, em vez de permanecer líquida e solta. Muitas receitas pedem pectina comercial, mas o açúcar e o limão são dois ingredientes naturais que servem o mesmo propósito.

Esta simples compota de morango leva apenas morangos, açúcar e sumo de limão, e rende 450 ml de compota. A compota balsâmica de morango usa o vinagre em vez da acidez do limão sem sacrificar a doçura. E esta receita de compota de morango e rosmaninho usa sementes de chia como outro espessante natural.

Morangos assados

Ainda mais simples do que compota e igualmente versátil, os morangos assados são outra forma de capturar o sumo doce do fruto e de o intensificar. O método é o mesmo de assar legumes: leve morangos aparados e temperados a assar num tabuleiro forrado com papel manteiga a uma temperatura elevada.

E com tantas receitas de morango, as opções de tempero são adaptáveis. Um adoçante, como xarope de ácer, mel ou até açúcar fumado, ajuda a transformar o sumo cozinhado em calda. Uma pitada de vinagre balsâmico ou vinho tinto confere brilho. E as especiarias, da canela à pimenta preta, à baunilha, desviam o sabor para várias direções.

Misture morangos assados em taças de iogurte, deite sobre gelado ou use como cobertura em pão torrado com queijo de cabra fresco ou ricota.

Bebidas e cocktails de morango

Quando for época de morangos, livre-se do saco de frutos vermelhos congelados e faça margaritas de morango. Reduza os morangos a puré com manjericão para uma margarita fresca ou misture com gelo para uma versão slushie com álcool. (Ou fazer o mesmo para um daiquiri de morango!)

Saboreie um paladar de primavera com um martini de morango, o cocktail perfeito para a estação.

A limonada de morango pode ser misturada num liquidificador sem a necessidade de fazer xarope simples ao lume com antecedência. Faça-o com açúcar granulado ou néctar de agave, e misture à vontade ervas frescas, como manjericão ou hortelã para alegrar o perfil de sabor.

Para uma bebida com menos açúcar, faça água fresca de morango. Ou para uma iguaria cremosa, misture uma lassi de morango com iogurte à sua escolha – qualquer alternativa com ou sem lactose funcionará bem.

Congelar morangos para mais tarde

"Os morangos frescos são os melhores, mas são uma fruta muito fácil de congelar", disse Mount, e "são uma iguaria maravilhosa para se apreciar em pleno inverno." Ela guarda sempre uns sacos no congelador para os batidos dos filhos e outros desejos de morango.

Para congelar morangos frescos, limpe os morangos com um pano húmido, ou enxague delicadamente e seque levemente com uma toalha de algodão. Retire os caules verdes com uma faca de aparar ou um debulhador de morangos e, em seguida, coloque o fruto com o caule para baixo numa só camada sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga ou vegetal.

Congele no tabuleiro durante pelo menos quatro horas até os frutos ficarem congelados e, em seguida, transfira para sacos de fecho fácil ou a vácuo em porções. Os morangos aguentam no congelador até um ano, mesmo a tempo da colheita de morangos da primavera seguinte.

Casey Barber é uma escritora gastronómica, ilustradora e fotógrafa; autora de "Pierogi Love: New Takes on an Old-World Comfort Food" e "Classic Snacks Made From Scratch: 70 Homemade Versions of Your Favorite Brand-Name Treats "; e editora do website Good. Food. Stories.

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Patrocinados