Indonésia luta para resgatar turista brasileira presa em penhasco de vulcão há quatro dias

24 jun, 09:18
Juliana Marins (DR)

Cinquenta pessoas estão envolvidas no resgate

As equipas de emergência na Indonésia estão a lutar para encontrar uma turista brasileira que caiu de um penhasco enquanto caminhava pelo segundo vulcão mais alto do país no fim de semana, afirmaram autoridades citadas pela Reuters, quando os esforços de resgate entraram no quarto dia.

Juliana Marins, de 24 anos, caminhava com cinco amigos no Monte Rinjani no sábado quando escorregou e caiu de um penhasco na encosta da montanha de 3.726 metros (12.224 pés), afirmou o chefe das equipas de resgate locais, Muhammad Hariyadi, à Reuters, acrescentando que a jovem caiu de um penhasco na montanha, mas não na cratera do vulcão

Cinquenta pessoas estão envolvidas no resgate.

“Estamos a descer até lá... É muito íngreme, então é muito difícil chegar até ela”, acrescentou Hariyadi, salientando que a areia fofa na área dificultava o resgate com cordas e que um helicóptero estava a caminho do local.

Segundo Hariyadi, Marins, que foi localizada no sábado, escorregou no terreno arenoso da face do penhasco, uma vez que quando foi localizada pela primeira vez estava a uma profundidade de 150 metros, mas tinha escorregado para 500 metros na manhã de segunda-feira, acrescentou ele.

Na manhã desta terça-feira, as equipas de resgate ainda estavam a tentar descer o penhasco.

“Havia também uma névoa espessa no local, o que tornou tudo ainda mais difícil”, segundo Hariyadi.

As equipas de resgate não conseguiram confirmar se Marins ainda está viva, sendo que as imagens de drone mostraram que ela não se movia.

Em comunicado, o ministro das Florestas, Raja Juli Antoni, afirmou que o trilho do Monte Rinjani vai ser fechado para facilitar os esforços de evacuação e por respeito a Marins e sua família.

Localizado na província de Nusa Tenggara Ocidental, o vulcão ativo é um local turístico popular no arquipélago do Sudeste Asiático. Vários turistas, incluindo estrangeiros, morreram em acidentes enquanto caminhavam pelo vulcão nos últimos anos, de acordo com relatos da mídia local, incluindo um turista malaio que também caiu de um penhasco no mês passado.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia
IOL Footer MIN