Ponte em risco de desabar em aldeia de Montargil. GNR fechou acesso, deixando aldeia praticamente isolada

13 dez 2022, 16:37
Foros do Mocho

Habitantes apenas passam em veículos ligeiros em "situações urgentes e excecionais"

A ponte que faz a ligação à aldeia de Foros do Mocho, em Montargil, encontra-se encerrada por haver risco de desabamento, confirmou a CNN Portugal.

A aldeia encontra-se, assim, praticamente isolada. A infraestrutura foi afetada pelas fortes chuvas que caíram esta terça-feira.

Desde o final da manhã que a GNR tem montado um dispositivo para impedir a passagem, evitando mais danos na ponte.

É apenas permitida a passagem de ligeiros em “situações urgentes e excecionais”, confirmou à CNN Portugal a capitão Cotrim, comandante do destacamento territorial de Ponte de Sor.

“Existe o risco de a ponte desabar”, adiantou ainda.

Também a autarquia e a Proteção Civil estão a acompanhar a situação. As autoridades estão a fazer a avaliação, com uma equipa de engenheiros a analisar a estrutura, esperando que a chuva abrande para perceber melhor a gravidade dos danos.

Tentar não isolar a aldeia

A informação foi depois confirmada à Lusa pelo autarca de Ponte de Sor, informando que o acesso está limitado a deslocações indispensáveis.

Hugo Hilário explicou que se trata de um pontão que faz a ligação da Estrada Nacional 2 à localidade de Foros do Mocho, na freguesia de Montargil.

Segundo o autarca, a Proteção Civil Municipal e os serviços técnicos da câmara estão a fazer uma avaliação da estrutura, depois de ter sido sinalizada “uma escavação na parte da alvenaria do pontão, que não é normal”.

“Vamos ver se não temos a necessidade de isolar a localidade, mas estamos a fazer tudo para que isso não aconteça”, vincou.

A aldeia de Foros do Mocho tem cerca de 100 habitantes. A infraestrutura em avaliação está sob as águas da barragem de Montargil, “no final de um dos braços” da albufeira.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados