Presidente da Câmara de Montalegre detido

27 out 2022, 13:00

Orlando Alves é suspeito de associação criminosa, prevaricação e recebimento indevido

O presidente da Câmara de Montalegre foi detido, esta quinta-feira, no âmbito da Operação Alquimia, que decorreu nos concelhos de Montalegre, Braga, Famalicão e Vila do Conde. Orlando Alves é suspeito de associação criminosa, prevaricação e recebimento indevido.

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre

Em comunicado, a Polícia Judiciária avança que há ainda outros dois detidos e que foram executadas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local e diversas empresas nos quatro concelhos.

"Os detidos, dois titulares de cargos políticos e um funcionário, encontram-se indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio", avança o comunicado. 

A PJ avança ainda que "a investigação versa sobre um volume global de procedimentos de contratação pública, no período de 2014 a 2022, suspeitos de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros".

No decurso da operação policial foi apreendida documentação diversa relativa à prática dos factos e material informático.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados