Alemanha confirma primeiro caso de Monkeypox

20 mai 2022, 11:17

Caso identificado apresenta lesões na pele

A Alemanha confirmou esta sexta-feira o primeiro caso do vírus Monkeypox. A confirmação chegou do Instituto para a Microbiologia das Forças Armadas da Alemannha.

"O instituto detetou pela primeira vez o vírus a 19 de maio num paciente com lesões na pele", refere o comunicado.

O vírus também já chegou a Portugal, que tem até agora 23 casos confirmados da doença. França confirmou esta sexta-feira o primeiro caso, enquanto a doença já tinha chegado ao Reino Unido e a Espanha.

À exceção do Reino Unido, é a primeira vez que os outros países registam casos desta doença.

Doença transmitida de animais para humanos

O Monkeypox é uma doença rara causada por um vírus ao qual foi dado o mesmo nome. Sabe-se que pertence aos vírus do tipo Ortopoxvírus, tal como o vírus da varíola comum ou aquele que causa a varíola das vacas.

A forma como este vírus se instala nos seres vivos é, no entanto, desconhecida, sabendo-se apenas que mamíferos como roedores e primatas originários de África podem ser hospedeiros da doença e transmiti-la aos seres humanos. É aquilo a que se chama uma doença zoonótica, tal como a covid-19, porque é transmitida de animais para humanos.

Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da Europa (ECDC, na sigla original) destaca que este vírus é o mais prevalente do tipo Ortopoxvírus desde a erradicação da varíola comum.

De acordo com o CDC, os efeitos do Monkeypox em seres humanos são semelhantes, embora menos graves, aos verificados numa infeção por varíola comum. A doença começa com febre, dores de cabeça, espasmos musculares e cansaço. A grande diferença entre a varíola dos macacos e a comum é que a primeira provoca inchaço nos nódulos linfáticos.

O período de incubação da doença costuma ser de 7 a 14 dias, mas pode variar entre os 5 e os 21 dias em relação à exposição.

Assim que aparece a febre, até três dias depois devem manifestar-se também sintomas dermatológicos, como o aparecimento de zonas irritadas na pele. É também comum outros sintomas na pele como máculas, pápulas, vesículas, crostas ou pústulas.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados