Subiu para 74 o número de casos de monkeypox em Portugal

27 mai 2022, 12:24

As infeções confirmadas são em homens entre os 23 e 61 anos

Subiu para 74 o número de casos confirmados de monkeypox em Portugal. O último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado quinta-feira, apontava para 58, o que significa que há agora mais 16 casos de infeção. 

Em comunicado, a DGS esclarece que a maioria das infeções foi notificada em Lisboa e Vale do Tejo, mas há também registo de casos na região Norte e no Algarve. Para além disso, sabe-se também que "todas as infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos".

Estes 74 casos já confirmados "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis". 

Na mesma nota, a DGS relembra e insiste que todos os indivíduos "que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço devem procurar aconselhamento clínico" e, quando se dirigirem a uma unidade de saúde, devem cobrir as lesões cutâneas. 

Caso esteja infetado com o vírus, evite o contacto físico direto com outras pessoas e não partilhe roupa, toalhas, lençóis e objetos pessoais "enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas em qualquer estadio, ou outros sintomas". 

Esta sexta-feira foi registado o primeiro caso de monkeypox na Finlândia. A informação foi avançada pelo Hospital Universitário de Helsínquia. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou no último balanço, realizado na terça-feira, que tinham sido confirmados 131 casos de monkeypox em 19 países diferentes, havendo ainda 106 casos suspeitos desde o dia em que foi confirmado o primeiro caso da doença, a 7 de maio. 

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados