Sobe para 49 o número de casos confirmados de monkeypox em Portugal

25 mai 2022, 12:08

DGS revela que a maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve

Subiu para 49 o número de casos confirmados de monkeypox em Portugal, avança a DGS em comunicado. São mais dez casos confirmados do que no último balanço da Direção-Geral da Saúde.

Em comunicado, a DGS revela que a maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve.

"Todos os casos confirmados são de homens entre os 26 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", acrescenta a nota.

A DGS lembra que "os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico" e pede que quando se dirigirem a uma unidade de saúde, cubram as lesões cutâneas.

"Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os indivíduos abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas ou outros sintomas", salienta a DGS.

Monkeypox (varíola dos macacos) é uma doença rara, endémica na África Ocidental e Central, mas menos perigosa que a varíola, erradicada do mundo há 40 anos. O período de incubação (tempo desde a infeção até ao aparecimento dos sintomas) do vírus Monkeypox é geralmente de sete a 14 dias.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados