Portugal com 770 casos de Monkeypox, mais 60 numa semana

11 ago, 19:34
Monkeypox (GettyImages)

De 16 de julho a 1 de agosto, já foram vacinados 73 contactos próximos de casos, dos 104 considerados elegíveis (70,2%)

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou para 770 os casos de infeção por Monkeypox em Portugal, tendo diagnosticado mais 60 casos na última semana, de acordo com o relatório publicado.

De 3 de maio - dia em que foi detetada a presença do vírus em Portugal - a 10 de agosto, "foram identificados 770 casos confirmados", refere a DGS, em comunicado.

No mesmo período, foram reportados 678 casos, sendo que "a maior parte" (43%) pertence ao grupo etário entre os 30 e os 39 anos. Além disso, "a maioria dos casos" são do sexo masculino (99,3%), havendo apenas cinco casos (0,7%) reportados no sexo feminino.

A DGS lembra que a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos começou no passado dia 16 de julho e adianta que, até dia 1 de agosto, já foram vacinados 73 contactos, dos 104 considerados elegíveis (70,2%). 

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas, segundo a DGS.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados