Pelo menos dez civis mortos num ataque do Al-Shabab em Mogadíscio

Agência Lusa , AM
22 fev 2023, 07:48
Somália (Associated Press)

Soldados abateram quatro atacantes

Pelo menos dez civis morreram e três ficaram feridos na terça-feira num ataque do grupo extremista islâmico Al-Shabab, em Mogadíscio, disseram esta quarta-feira as autoridades.

O ataque ocorreu num edifício no leste da capital da Somália, onde estavam a ser tratados combatentes da milícia pró-governamental Macawisley.

O ataque começou com um bombista suicida a explodir-se junto ao portão, com o cerco a durar mais de sete horas.

Os soldados abateram quatro atacantes.

O Al-Shabab, um grupo filiado desde 2012 na rede terrorista Al-Qaida, realiza frequentemente ataques para derrubar o Governo central, apoiado pela comunidade internacional, e estabelecer um Estado islâmico.

O grupo extremista controla áreas rurais no centro e sul da Somália e também ataca países vizinhos como o Quénia e a Etiópia.

Em agosto, o Presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, anunciou uma "guerra total" contra o Al-Shabab e, desde então, o exército somali tem realizado ofensivas contra os terroristas, por vezes com a colaboração militar dos Estados Unidos.

Como resultado, as autoridades somalis conseguiram reconquistar numerosos territórios e locais estratégicos.

Em resposta, o grupo perpetrou ataques nos últimos meses, incluindo um contra o Ministério da Educação em Mogadíscio, no qual morreram pelo menos 120 pessoas a 29 de outubro.

A Somália encontra-se em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem Governo efetivo e nas mãos de milícias e senhores da guerra islâmicos.

África

Mais África

Patrocinados