Ucrânia anuncia boicote à cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos

20 fev, 10:58
Ucrânia nos Jogos Paralímpicos (Photo by Zac Goodwin/PA Images via Getty Images)
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Decisão surge como resposta à decisão do Comité Olímpico Internacional de permitir que atletas russos e bielorrussos participassem com as bandeiras dos respetivos países

A Ucrânia não vai participar, sob forma de protesto, na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno, prevista para 6 de março, na cidade italiana de Verona.

«A equipa paralímpica ucraniana e o Comité Paralímpico Nacional da Ucrânia vão boicotar a cerimónia de abertura dos 14.º Jogos Paralímpicos de Inverno e exigem que a bandeira ucraniana não seja utilizada na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2026», afirmou a entidade num comunicado publicado na noite de quinta-feira.

Esta decisão surge como resposta à decisão do Comité Olímpico Internacional de permitir que seis russos e quatro bielorrussos participassem com as respetivas bandeiras nos Jogos Paralímpicos de Milão-Cortina, em vez de atuarem como atletas neutros.

A Rússia e a Bielorrússia foram banidas dos Jogos Paralímpicos de 2022 após a invasão da Ucrânia, embora tenham sido autorizadas a competir como atletas neutros nos Jogos Paralímpicos de Verão de Paris, dois anos depois.

Os responsáveis pelo desporto ucranino rejeitaram a chance de não participar nos Paralímpicos, encarando essa hipótese como uma «vitória» para a Rússia. A Ucrânia tem tradicionalmente um bom desempenho nos Jogos Paralímpicos de Inverno, tendo ficado em segundo lugar em termos de medalhas há quatro anos, em Pequim.

Relacionados

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Mais Lidas