Surf: Teresa Bonvalot faz história ao vencer etapa do Challenger Series

24 mai, 09:17
Teresa Bonvalot festeja vitória na final da GWM Sydney Surf Pro, na Austrália

Atleta de 22 anos consegue feito inédito para o surf português. Vitória na final sobre a australiana Nikki van Dijk

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot conquistou, esta terça-feira, o GWM Sydney Surf Pro, na Austrália, a segunda etapa do Challenger Series, ao vencer a australiana Nikki van Dijk na final, num triunfo inédito e histórico para Portugal nesta competição.

Bonvalot, de 22 anos, alcançou o quinto triunfo na carreira, o primeiro no Challenger Series, ao somar 15,83 pontos (7,83 e 8) na final, contra os 13,13 (7 e 6,13) de Van Dijk, um resultado que lhe permite subir ao terceiro lugar do circuito de qualificação.

Este foi o quinto triunfo internacional de Teresa Bonvalot, depois das quatro vitórias no circuito de qualificação, duas no Estrella Galicia Caparica Surf Fest, em 2021 e 2022, uma no Azores Airlines Pro, em 2021, e outra no Seat Pro Netanya, em Israel, já este ano.

O Challenger Series atribui 12 vagas masculinas e seis femininas para o circuito principal de 2023. Após duas das oito provas, Bonvalot segue com 11.900 pontos, a 2.845 pontos da norte-americana Caitlin Simmers, que lidera, e a 645 de Van Dijk, segunda.

Nesta hierarquia, a também olímpica Yolanda Sequeira ocupa o 19.º lugar, apesar de ter sido eliminada na estreia desta prova, tal como Francisca Veselko, que segue no 58.º posto, atrás de Mafalda Lopes, 33.ª, depois de ter sido afastada na segunda ronda.

Na competição masculina do GWM Sydney Surf Pro, ganha também esta terça-feira pelo indonésio Rio Waida, Frederico Morais caiu na primeira ronda e Vasco Ribeiro na segunda. Vasco segue no 19.º lugar do da hierarquia do Challenger Series, enquanto Frederico Morais ocupa a 80.ª posição.

A próxima prova deste circuito, que tem uma etapa prevista para a Ericeira, entre 1 e 9 de outubro, vai ser disputada em Balito, na África do Sul, entre 3 e 10 de julho.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Patrocinados