Ténis: reviravolta deixa Jaime Faria a um triunfo do quadro principal em Roma

5 mai, 15:30
Jaime Faria (Foto: X/ATP Tour)

Tenista lisboeta superou Jerome Kym e vai defrontar Carlos Taberner na última ronda do «qualifying»

Mais de dois meses depois, Jaime Faria voltou aos triunfos em encontros oficiais, logo na sua estreia num torneio Masters 1.000. Aconteceu na fase de qualificação para o quadro principal de Roma, e com direito a reviravolta, frente ao suíço Jerome Kym (127.º no ranking ATP), pelos parciais de 4-6, 7-6 e 6-4.

O tenista português, número 108 do mundo, saiu por cima de um duelo muito equilibrado, ao longo do qual dispôs de um total de 15 possibilidades para quebrar o serviço ao adversário, tendo aproveitado quatro. Por outro lado, salvou apenas dois dos seis pontos de break que enfrentou.

Depois de ter perdido o primeiro set, Faria foi quebrado numa fase crucial do segundo parcial, permitindo a Kym liderar a 5-4 e servir para fechar a partida. Porém, o português conseguiu devolver o break e arrancar para a reviravolta, que ficou consumada ao cabo de 2:35 horas.

Depois de um périplo bem-sucedido pela América do Sul, onde atingiu os quartos de final no Rio de Janeiro e em Santiago do Chile, Jaime Faria viu-se forçado a parar durante cerca de dois meses para recuperar de uma lesão num pé.

O lisboeta, de 21 anos, voltou ao ativo na semana passada, no Estoril Open, onde foi afastado, à primeira, pelo espanhol Bernabé Zapata (6-3 e 7-6).

Agora, está a uma vitória de aceder, pela primeira vez na carreira, ao quadro principal de um torneio Masters 1.000. Segue-se, no caminho de Jaime Faria, o espanhol Carlos Taberner (139.º), que esta segunda-feira surpreendeu o francês Adrian Mannarino (126.º).

De recordar que Nuno Borges (40.º do mundo e número 1 nacional) tem entrada direta no quadro principal do Open de Roma. Na ronda inaugural, o maiato terá pela frente um adversário vindo, precisamente, do qualifying.

Relacionados

IOL Footer MIN