Piloto bielorrusso recusado na Baja de Portalegre devido à nacionalidade

28 out 2022, 11:24
Dmitriy Mazanov (instagram)

Dmitriy Mazanov (Husqvarna) publicou vídeo nas redes sociais

O piloto bielorrusso Dmitriy Mazanov (Husqvarna) viu a sua participação na Baja de Portalegre, na vertente de motas, recusada devido às sanções aplicadas à Rússia e Bielorrússia desde a invasão militar da Ucrânia.

«Mais uma vez não posso começar uma prova por causa da minha nacionalidade. Sou bielorrusso, mas já não moro lá há alguns anos. Tenho vivido na Ucrânia, onde participo em várias competições e me preparo para o Dakar. Nos últimos três anos competi com a licença da Ucrânia em vários países e conquistei vários títulos e medalhas», disse o piloto da Husqvarna, em vídeo publicado nas redes sociais.

Mazanov diz que a decisão da federação internacional aplica-se «mesmo àqueles que partilham uma visão dos direitos humanos e estão contra a guerra e foram forçados a deixar as suas casas devido às suas posições».

«Alguém da FMP [Federação de Motociclismo de Portugal] decidiu que a minha ausência iria por fim à guerra. Espero que isso aconteça brevemente», acrescentou.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da FMP confirmou que a decisão está relacionada com a nacionalidade de Mazanov.

«Há decisão da FIM que todas as outras federações devem cumprir. É uma decisão complicada de tomar, mas algo deve ser feito», sublinhou.

Mais Lidas

Patrocinados