Falou ao Maisfutebol escondida na guerra e agora é campeã mundial pela Ucrânia

20 jun 2022, 18:28
Marina Alekseeva

Marina Alekseeva ajudou o país a conquistar o ouro na natação artística, em Budapeste, com mais nove compatriotas

Marina Alekseeva já tinha sido campeã europeia, campeã mundial e medalha olímpica em natação sincronizada. Em março, falou ao Maisfutebol «escondida» na guerra na Ucrânia e, esta segunda-feira, ajudou o seu país a conquistar a primeira medalha de ouro na 19.ª edição do Mundial de Desportos Aquáticos, em Budapeste, na Hungria.

Além de Marina, de 21 anos, a equipa de dez atletas que garantiu o ouro em natação artística para a Ucrânia é composta pela sua irmã gémea Vladyslava, bem como por Olesia Derevianchenko, Marta Fiedina, Veronika Hryshko, Sofiia Matsiievska, Daria Moshynska, Angelina Ovchinnikova, Anastasiia Shmonina e Valeriya Tyshchenko.

A equipa que tem atletas entre os 14 e os 21 anos conseguiu uma pontuação final de 95,0333 pelo seu programa combinado, superando as equipas de Japão e Itália, que fecharam o pódio nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Os Mundiais, que arrancaram no sábado e terminam a 3 de julho, já tiveram, além deste ouro, duas medalhas de prata para a Ucrânia. Uma dessas pratas foi precisamente conquistada por Marina e por Vladyslava, no dueto feminino técnico.

Portugal está representado por José Paulo Lopes e Diana Durães em natação pura, por Beatriz Gama, Filipa Faria, Carlota Fonseca, Maria Gonçalves, Marta Moreira, Bárbara Costa, Francisca Rosa e Cheila Vieira em natação artística e ainda por Angélica André, Tiago Campos, Diogo Cardoso e Mafalda Rosa nas águas abertas.

Relacionados

Patrocinados