Volta a Portugal: W52-FC Porto está entre as equipas inscritas

22 jul 2022, 12:31
W52-FC Porto

Equipa de ciclismo tem oito dos seus 11 ciclistas suspensos preventivamente

A W52-FC Porto está confirmada entre as 19 equipas inscritas na 83.ª Volta a Portugal, apesar de oito dos seus 11 ciclistas estarem suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) no âmbito da operação ‘Prova Limpa’.

Os dragões constam da lista de inscritos divulgada esta sexta-feira pela organização, na apresentação, nos Paços do Concelho, em Lisboa, da 83.ª edição da prova, que decorre entre 4 e 15 de agosto, entre Lisboa e Gaia.

Oito ciclistas e dois elementos do staff da W52-FC Porto foram suspensos preventivamente durante 120 dias na passada sexta-feira pela ADoP, um período que pode ser prolongado «dada a complexidade do processo».

No sábado, a identidade de seis desses ciclistas foi conhecida quando os mesmos foram impedidos de alinhar na terceira etapa do Grande Prémio Douro Internacional, que acabou por ser conquistado por José Neves, o único representante da equipa que continuou em prova. 

Entre os afastados estão Ricardo Vilela e José Gonçalves, além de quatro antigos vencedores da Volta a Portugal: João Rodrigues (2019), Rui Vinhas (2016), Ricardo Mestre (2011) e Joni Brandão, que herdou a vitória na edição de 2018 depois da desclassificação, por doping, de Raúl Alarcón, também ciclista da W52-FC Porto.

A estrutura W52, ligada ao FC Porto há seis épocas, venceu as últimas nove edições da Volta a Portugal, mas os triunfos do seu corredor espanhol Raúl Alarcón, em 2017 e 2018, foram-lhe retirados também por «uso de métodos e/ou substâncias proibidas».

Patrocinados