Ciclismo: António Morgado é vice-campeão mundial de juniores

23 set, 10:24

Na prova de fundo dos Mundiais de Ciclismo, a decorrer na Austrália

António Morgado sagrou-se vice-campeão mundial de juniores, nesta sexta-feira, na prova de fundo dos Mundiais de ciclismo de estrada, a decorrer em Wollongong, na Austrália.

Este é o melhor resultado de sempre de um ciclista português nesta categoria.

Morgado isolou-se mesmo a 18 quilómetros da meta, e entrou nessa condição para a última volta do circuito, mas acabou batido ao sprint pelo alemão Emil Herzog.

«O António Morgado fez mais uma grande corrida. Em todos os anos que já levo como selecionador – e passaram pelas minhas mãos todos os melhores corredores portugueses dos últimos anos –, nunca vi, em júnior, um ciclista capaz de fazer o que o António faz. Aquilo que hoje todos puderam ver pela televisão, ele faz sempre. São demonstrações de força impressionantes», destaca o selecionador nacional, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Gonçalo Tavares foi 18.º classificado na prova de fundo, a 2.48 minutos do duo da frente, enquanto Daniel Lima foi 38.º e Tiago Nunes foi 58.º. José Bicho não terminou a prova.

De referir que António Morgado tinha vencido o Giro della Lunigiana (Itália) no início do mês de setembro. Natural das Caldas da Rainha, é campeão nacional júnior de fundo e contrarrelógio, e venceu também a Volta a Portugal de juniores.

Na próxima temporada vai deixar a Bairrada Cycling Team e reforçar a equipa americana da Hagens Berman Axeon.

O sprint final:

Patrocinados