Basquetebol: APCVD investiga alegada agressão de Ivan Almeida a árbitro

3 abr 2023, 17:53
Basquetebol: Riga-Benfica

Organismo instaurou processo contraordenacional ao dérbi de sábado entre Benfica e Sporting

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou esta segunda-feira a instauração de um processo contraordenacional relativo ao jogo deste sábado entre Benfica e Sporting, da segunda fase da Liga de basquetebol, na Luz, que os encarnados venceram por 99-86.

Na base desta decisão está o facto de Ivan Almeida, do Benfica, ter alegadamente tentado agredir o árbitro do encontro, Sérgio Silva.

«Face à notícia difundida nos órgãos de comunicação social relativamente a incidentes no jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, no Pavilhão Fidelidade – Complexo Desportivo do Estádio Sport Lisboa e Benfica, a contar para a sexta jornada do Grupo A – 2.ª fase da Liga Betclic masculina, competição organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, a APCVD instaurou um processo para apuramento de eventuais responsabilidades contraordenacionais daí resultantes», informa o organismo em comunicado.

O documento refere ainda que, «caso resultem indícios da prática de ilícitos criminais, a APCVD encaminhará para o Ministério Público (MP) todo o expediente e informação que se afigure útil para a prossecução da justiça, atendendo à competência das autoridades judiciárias para a investigação de matéria criminal».

Segundo foi noticiado, o árbitro escreveu no relatório aquilo que se passou no túnel: «Ao avançar para continuar o meu caminho para o balneário, foi-me dito para me afastar pois o jogador queria bater-me.»

«Permaneci parado na entrada do túnel, à espera que os ânimos se acalmassem, no entanto o jogador n.º 96 [Ivan Almeida] continuava cada vez mais exaltado a gritar: “Deixem-me que eu hoje dou cabo deste gajo e acaba-se de vez com isto”, sendo continuamente agarrado por vários colegas e pelos seguranças», lê-se.

O Benfica já emitiu um comunicado onde assegurou que «Ivan Almeida em momento algum procurou agredir os árbitros».

«O jogador foi excluído da partida devido a duas faltas técnicas, mas em momento algum desrespeitou ou confrontou a equipa de arbitragem em modos desrespeitosos ou ameaçadores», lê-se na nota das águias.

A APCVD instaurou ainda outro processo para apurar os incidentes no jogo entre o Atlético Clube Alfenense e o Futebol Clube «Os Amigos de Campanhã», no Pavilhão Gimnodesportivo Alfenense, a contar para a 23.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão - Veteranos Futsal, competição organizada pela Associação de Futebol do Porto.

Em causa está uma alegada agressão do delegado de «Os Amigos de Campanhã» ao árbitro do jogo, Ângelo Cruz.

Relacionados

Patrocinados